ANÁLISE DE PERDAS DE NEGÓCIOS (WIN-LOSS)
O objetivo da ferramenta da qualidade Análise de Perdas de Negócios (WIN-LOSS) é entender as preferências, comportamentos e motivos de compra dos seus clientes.
Eis porque é importante para sua organização desenvolver e adotar:
a. Compreender o cliente
b. Melhorar a definição de preço de venda e sua estratégia de produtos / serviços
c. Aumentar a taxa de conversão (fechamentos positivos)
d. Avaliar e ajustar a experiência dos clientes
e. Aprimorar suas estratégias de marketing
Vamos explorar essa ferramenta e suas possibilidades.
Procure documentar as etapas em seu ciclo de venda – que incluí os três passos, PRÉ-VENDA, VENDA E PÓS-VENDA.
Uma vez que passou a documentá-las, poderá levantar informações que ao serem analisadas, irão mostrar os detalhes de cada passo e suas etapas, para identificar os pontos positivos e negativos. Agora, é o momento de aplicar o senso sistêmico (ir além de apenas visualizar e tirar conclusões rápidas) e aplicar uma análise profunda.
Avancemos:
1o. Encontre sua Taxa de Ganhos Atual + Taxa de Ganhos e Perdas
Identifique as seguintes quantidades: Oportunidades ganhas (vendas fechadas positivas / vitórias); Oportunidades perdidas (vendas fechadas negativas / derrotas) e Oportunidades totais (lembre-se de incluir as oportunidades em andamento / abertas = propostas enviadas).
Calcule para sua organização as taxas, com as seguintes fórmulas:
(Oportunidades ganhas / Oportunidades totais) = Taxa de Ganho
Exemplo:
Para o trimestre encerrado, nossa organização gerou 15 oportunidades totais e, obteve 5 oportunidades ganhas. Assim, a Taxa de Ganho foi de 5/15 = 0,33. Multiplicado por 100 temos 33,33%.
Ou seja, de cada 10 propostas enviadas, conseguimos 3,3 fechamentos positivos.
(Oportunidades perdidas / Oportunidades totais) = Taxa de Perda
Repita para a quantidade de propostas não fechadas.
2o. Reveja quais são os objetivos específicos de sua análise GANHA-PERDE
Reflita bem sobre exatamente o que você está a buscar com sua análise de perda de vitórias. Aproveite o tempo para aprofundar sua análise.
Entre outras ações possíveis, você pode buscar:
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- Melhorar a eficácia da sua estratégia de vendas.
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- Melhorar os recursos de seu produto / serviço ou os seus benefícios.
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- Fortalecer sua proposta de valor para melhor atender aos clientes potenciais. Lembre-se de que valor para seus clientes é o preço (óbvio) e outros elementos que vão mostrar seu diferencial, tais como prazos, garantias, fretes, etc.
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- Melhorar a taxa de retenção de clientes, com destaque aos argumentos que irá reforçar durante a negociação, para “brilhar” a sensação de satisfação ao fechar com sua organização.
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- Entender melhor o comportamento do comprador.
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- Obter novas ideias para a melhoria / desenvolvimento de seus produto / serviço.
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- Ganhar uma vantagem competitiva. Procure treinar seus profissionais que realizam contatos com clientes potenciais para anotarem pontos que reforcem os ganhos esperados ao adquirem seu produto / serviço.
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- Lacunas no serviço. Aqui, destaco a importância e o reforço de treinar a sensibilidade e o emocional das pessoas que estão em contato com clientes potenciais (pré-venda) e os clientes normais (pós-venda) para identificar possíveis falhas.
Importante: todos os dados dos relacionamentos GANHA-PERDE são valiosos para todos em sua organização, não apenas para os vendedores. Imagine um cliente potencial revelar que, o motivo pelo qual uma venda não ocorreu está relacionada a falta de informação no material de marketing, durante uma entrevista de perda de vitória. Isso precisa e deve ser levado aos setores de Vendas e Marketing.
3o. Escolha os candidatos apropriados para a entrevista
Identificar o que está certo e o que precisará ajustar significa entrar em contato com uma boa parte de seus clientes potenciais (prospects) e clientes normais (que já compraram e / ou compram) para conduzir suas entrevistas. Procure adotar algumas ideias, tais como:
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- Como regra geral, convide 4x mais pessoas do que realmente planeja entrevistar. Se você é uma pequena organização, busque ter pelo menos cinco pessoas entrevistadas, então convide 20. Se você trabalha em uma organização maior, convide 80 pessoas para que 20 delas sejam entrevistadas.
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- Defina uma proporção justa de oportunidades ganhas e perdidas para capturar dados de ambos os lados.
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- Certifique-se de que o entrevistado é o tomador de decisões, já que foi ele quem acabou decidiu avançar ou refutar.
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- Se possível, considere oferecer um incentivo como um cartão-presente ou algo similar, para atrair as pessoas a participar.
Importante: Ao entrar em contato para as entrevistas, fique atento para que essa ação ocorra em até máximo 4 semanas desde que a venda foi positiva ou negativa. Isso garantirá que os detalhes de sua experiência ainda estejam frescos em sua mente. Diga ao tomador de decisão o que você quer discutir com antecedência e, explique que seu único objetivo é melhorar por meio de seu feedback.
4o. Planeje a atividade das entrevistas
Antes de dar a partida, considere deixar claro:
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- Como seus clientes potenciais e normais serão contatados?
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- Quanto tempo durarão as entrevistas? (Pense em algo como 10 a 12 minutos e, no máximo 30 minutos)
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- Em que local e de que forma ocorrerá a entrevista? Será por telefone, plataforma de vídeo ou pessoalmente?
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- Como os dados coletados serão comunicados aos demais após a entrevista?
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- Como as mudanças serão decididas?
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- Pratique aqui a ferramenta 5W2H, vai lhe ajudar muito.
5o. Agora é o momento de construir as questões aos entrevistados
Aqueles objetivos que você destacou acima (2o. item) vão lhe ajudar a desenhar uma lista de perguntas.
Algo entre 10 a 15 perguntas deve ser suficiente. O foco aqui é identificar e promover a melhoria contínua, para melhor aproveitar a disponibilidade dos entrevistados. Exemplos, para lhe inspirar:
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- O que o atraiu inicialmente sobre a nossa empresa?
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- Quais foram os principais fatores que procurava (busque entre uma a três fatores)?
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- Durante as conversas de vendas, quão bem se sentiu de que atenderíamos as suas necessidades exclusivas?
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- Ao comprar produtos / serviços para o seu negócio, como é o seu processo de tomada de decisão?
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- O que mais lhe atraiu em nossa oferta?
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- O que menos lhe atraiu?
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- No seu ponto de vista, qual a maior diferença entre nós e a concorrência?
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- Como você descreveria nossa reputação no setor?
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- Que outras organizações considerou durante seu processo de compra?
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- Sua experiência com nossa organização era o que esperava antes de falar com um vendedor?
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- Por que, em última análise, você optou por fechar com / não fechar com a nossa organização?
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- Qual é um conselho que pode nos dar para o futuro?
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- Recomendaria nossa empresa para outras pessoas?
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- Algum outro comentário ou sugestões que gostaria de nos falar antes de terminarmos?
Super dica: não deixe de incluir perguntas que norteiem todo o processo de compra do cliente. Relembre com ele qual problema queria resolver ao começar a buscar soluções, até o que o fez considerar (ou se afastar) do seu produto / serviço.
6o. Escolha com muito carinho e critério quem conduzirá as entrevistas e, treine-as
As entrevistas de ANÁLISE DE PERDAS DE NEGÓCIOS serão conduzidas fora do ambiente de vendas (portanto, não faça com eles), pois é uma valiosa oportunidade de se obter respostas e ideias muito significativas.
As pessoas de sua organização precisam compreender que o objetivo é descobrir pontos fortes e fracos da organização e que o entrevistado se sinta à vontade para expor e que não sejam ofendidas com as respostas desagradáveis.
Busque garantir um ambiente neutro e evitar conflitos de interesse, contrate um entrevistador terceirizado. Ao escolher essa forma, certifique-se de que o entrevistador entenda seu negócio e o setor em que sua organização atua. Dessa forma, se uma entrevista sair do roteiro em algum momento, eles poderão seguir o fluxo. Se preferir usar um entrevistador interno, uma sugestão é colocar seus profissionais de marketing, já que eles não estão diretamente ligados aos produtos / serviços e, portanto, são menos propensos a levar as críticas ao produto / serviço ou ao processo de vendas para o lado pessoal (e atingir o emocional).
Depois de decidir quem conduzirá as entrevistas, treinei-as junto com o roteiro a ser seguido e, reforce os objetivos, para que possam fazer as perguntas da forma mais eficaz possível.
7o. Realize as entrevistas
Uma vez com seu formulário padronizado, para facilitar a coleta e a análise posterior, este deve conter:
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- Nome do participante
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- Informações do contato
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- Cargo
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- Data da entrevista
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- Lista de perguntas e um local / campo para as respostas
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- Espaço adicional para adicionar notas de vendas.
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- Comece a entrevista apresentando-se e agradeça ao entrevistado pelo aceite e por seu tempo. Ratifique por que está a fazer e, dê a ele expectativas realistas de como a entrevista vai acontecer, inclua os tópicos que serão abordados e uma estimativa de quanto tempo levará. Garanta e reforce a confidencialidade de suas respostas, para criar um ambiente de confiança.
Em seguida, comece a entrevista e, enquanto a pessoa entrevistada estiver respondendo as perguntas, evite vender, discutir, ficar na defensiva, interrompê-las ou corrigi-las (especialmente se você estiver seguindo o caminho interno com seu entrevistador).
Ao terminar, agradeça novamente, forneça seus dados de contato para, caso queira adicionar ou alterar algo mais tarde. Se houve algum incentivo definido, este é o momento de lhe dar.
8o. Analise as respostas obtidas
Compile todas as respostas e, compartilhe-as com o resto da sua organização: Vendas, Marketing, Atendimento ao Cliente, Operação e demais setores. Vale convocar uma reunião com as lideranças setoriais para analisar as descobertas juntos. Em seguida, reúna as informações para criar planos de ação e melhorar o seu negócio.
Se você ainda não está fazendo ANÁLISE DE PERDA (WIN-LOSS), é hora de começar. Todo mundo quer ganhar, mas tanto vitórias quanto derrotas podem lhe gerar muitos dados valiosos.