É oficial: funcionários felizes = empresas saudáveis

É oficial: funcionários felizes significam empresas saudáveis.

Um número crescente de empresas afirma atribuir uma alta prioridade ao bem-estar de seus trabalhadores – e há um setor em rápido crescimento de empresas que vendem produtos relacionados ao bem-estar dos funcionários.

Mas o investimento no bem-estar dos funcionários realmente leva a uma maior produtividade e existem benefícios tangíveis para os resultados financeiros da empresa?

Evidências experimentais como Oswald et al (2015) sugerem que a resposta é sim, mas até agora, as evidências do mundo real têm desaparecido em grande parte.

Para começar a responder a essa pergunta de forma mais sistemática, colaboramos com a empresa de análise e consultoria Gallup para analisar seu banco de dados de clientes. A Gallup coleta dados sobre o bem-estar dos funcionários, juntamente com os resultados de produtividade e desempenho da empresa, desde meados dos anos 90.

Realizamos uma meta-análise de 339 estudos independentes acumulados pela Gallup, incluindo o bem-estar e a produtividade de 1.882.131 funcionários e o desempenho de 82.248 unidades de negócios, originárias de 230 organizações independentes em 49 setores em 73 países.

Maior bem-estar dos funcionários está associado a maior produtividade e desempenho da empresa

A Figura 1 apresenta nossa principal descoberta, mostrando correlações entre bem-estar, produtividade e desempenho da empresa em todos os setores e regiões. O bem-estar dos funcionários é medido usando uma pergunta da escala Likert de cinco pontos, com um único item, que pergunta aos entrevistados:

¨Qual é o seu grau de satisfação com sua organização como local de trabalho?¨

As possibilidades de resposta variam de um (‘extremamente insatisfeito’) a cinco (‘extremamente satisfeito’).

Figura 1. Correlação entre satisfação do funcionário, produtividade e desempenho da empresa (banco de dados de clientes Gallup, intervalos de confiança de 95%):

É oficial: funcionários felizes significam empresas saudáveis.

Nós nos concentramos em quatro indicadores-chave de desempenho que são indiscutivelmente os mais importantes para os negócios:

Lealdade do cliente, onde as medidas incluem métricas de lealdade bastante padronizadas, como a probabilidade de recomendar ou recomprar um produto ou serviço, a ¨pontuação líquida do promotor¨ ou simplesmente o número de transações repetidas.

Produtividade dos funcionários, em que as medidas incluem principalmente indicadores financeiros, como receita ou vendas por pessoa, crescimento da receita ou vendas ao longo do tempo, quantidade por período, horas de trabalho ou classificações de desempenho.

Medidas de rentabilidade, incluindo o percentual de lucro da receita ou das vendas ou a diferença entre o lucro atual e o lucro ou lucro orçado no período anterior.

Rotatividade de pessoal, definida como a porcentagem de rotatividade (voluntária) por unidade de negócios.

Consideramos que a satisfação dos funcionários tem uma correlação positiva substancial com a lealdade do cliente e uma correlação negativa substancial com a rotatividade de pessoal.

A correlação com a produtividade é positiva e forte. É importante ressaltar que maior lealdade do cliente e produtividade dos funcionários, bem como menor rotatividade de funcionários, também se refletem em maior lucratividade das unidades de negócios, como evidenciado por uma correlação moderadamente positiva entre satisfação e lucratividade dos funcionários.

Algumas diferenças entre indústrias, pouco entre regiões

As correlações diferem um pouco por setor. A Figura 2 mostra correlações entre bem-estar dos funcionários, produtividade e desempenho da empresa por setor, distinguindo os setores financeiro, varejo, serviços e manufatura.

Para a maioria dos resultados – lealdade do cliente, rotatividade de funcionários e produtividade dos funcionários – a satisfação dos funcionários é mais importante nas finanças, seguida pelo varejo e, em seguida, pelos serviços. A correlação entre a satisfação dos funcionários e a lucratividade das unidades de negócios parece ser um pouco mais forte no setor financeiro do que em outros setores, exceto na manufatura.

De fato, para a manufatura, descobrimos que a satisfação dos funcionários tem a menor correlação com a produtividade dos funcionários, mas a mais forte com a lucratividade das unidades de negócios entre todos os setores da indústria.

Observe, no entanto, que as faixas de confiança de 95% entre as indústrias estão amplamente sobrepostas, apontando para a importância universal do bem-estar dos funcionários nas indústrias. Encontramos poucas evidências de diferenças entre empresas sediadas nos Estados Unidos e em outras partes do mundo.

Nossa análise sugere uma série de vias potencialmente frutíferas para pesquisas futuras. Uma razão potencial para o vínculo particularmente forte entre bem-estar e produtividade nas finanças pode ter algo a ver com as condições de trabalho nesse setor, em particular o estresse relativamente mais alto e o menor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, que potencialmente superam os benefícios positivos de salários mais altos. Isso sugere que há mais espaço no setor financeiro para o bem-estar dos funcionários aumentar a produtividade do que em outros setores.

A manufatura é altamente focada na eficiência e segurança do processo como métricas primárias nas plantas, relacionadas diretamente aos custos. É provável que as atitudes no trabalho estejam relacionadas a esforços discricionários, que afetam a qualidade, eficiência e segurança nas fábricas e equipes de fabricação, possivelmente explicando a maior correlação entre a satisfação dos funcionários e a lucratividade das unidades de negócios nesse setor.

Por que maior bem-estar dos funcionários levaria a maior produtividade?

Obviamente, somente a partir dessa meta-análise, não podemos fazer nenhuma alegação causal forte sobre os efeitos do bem-estar dos funcionários na produtividade ou no desempenho da empresa.

Mas existe um corpo de pesquisa teórico e empírico que aponta nessa direção. A teoria das relações humanas afirma que um maior bem-estar dos funcionários está associado a um moral mais elevado, o que, por sua vez, leva a uma maior produtividade (Strauss, 1968). Por outro lado, as teorias de motivação da expectativa postulam que a produtividade dos funcionários decorre da expectativa de recompensas (incluindo maior bem-estar) geradas pela obtenção de esforços (Lawler e Porter, 1967 ; Schwab e Cummings, 1970).

A teoria das emoções argumenta que os estados emocionais dos funcionários afetam sua produtividade (Staw et al., 1994) e, em particular, que emoções positivas levam a motivação aumentada e, portanto, melhores resultados no trabalho e cidadania organizacional (Isen e Baron, 1991 *). Um outro canal é através da excitação positiva e estimulante, que pode resultar em mais criatividade (Isen et al, 1987) ou mudanças positivas nas atitudes e no comportamento (Baumeister et al, 2007).

De acordo com essas previsões, Oswald et al (2015) mostram em um experimento de laboratório que o aumento do bem-estar está fortemente associado a aumentos na produtividade de até 12% em uma tarefa de esforço real com incentivos.

Em outro estudo, De Neve e Oswald (2012) descobriram que indivíduos que relataram níveis mais altos de satisfação com a vida nas idades de 16, 18 e 22 apresentam níveis significativamente mais altos de ganhos mais tarde na vida. Isso vale mesmo ao comparar irmãos e manter constante uma ampla gama de observáveis, incluindo educação, inteligência, saúde física e autoestima.

O bem-estar dos funcionários também parece compensar os resultados:

Edmans (2011 , 2012) estuda a relação entre a satisfação dos funcionários e os retornos de longo prazo do mercado de ações usando um portfólio ponderado em valor das ¨100 Melhores Empresas para Trabalhar na América¨. Ele mostra que durante o período de 1984 a 2011, essas empresas tiveram retornos entre 2,3 e 3,8% mais altos que a média da indústria.

Figura 2. Correlação entre satisfação do funcionário, produtividade e desempenho da empresa, por setor (banco de dados de clientes Gallup, intervalos de confiança de 95%):

É oficial: funcionários felizes significam empresas saudáveis.

Observações finais

Nosso trabalho sugere uma correlação forte e positiva entre o bem-estar dos funcionários, a produtividade e o desempenho da empresa. 

A base de evidências é cada vez maior de que essa correlação é de fato uma relação causal (que vai do bem-estar à produtividade). Mas claramente existe a necessidade de mais experimentos de campo e / ou naturais em ambientes de empresas do mundo real, a fim de apresentar um argumento comercial claro para melhorar o bem-estar dos funcionários.

Isso exige uma medição mais consistente do bem-estar dos funcionários nas empresas, juntamente com os resultados de produtividade e desempenho da empresa. Em trabalhos anteriores, sugerimos que as intervenções destinadas a aumentar a produtividade devem ter como alvo os principais fatores de bem-estar no trabalho, como relações sociais, tornar os trabalhos mais interessantes e melhorar o equilíbrio entre vida profissional e familiar (Krekel et al, 2018).

Essas intervenções devem ser rigorosamente avaliadas (idealmente por ensaios clínicos randomizados) e os custos devem ser relatados para identificar as maneiras mais econômicas de aumentar o bem-estar, a produtividade e, finalmente, o desempenho da empresa.

Escrito por:

George Ward , Pesquisador do Centro de Desempenho Econômico da London School of Economics

Jan-Emmanuel De Neve , professor assistente de economia política e ciência do comportamento, University College London

Christian Krekel , professor assistente de ciência do comportamento no departamento de ciências psicológicas e comportamentais da LSE, LSE

Este artigo é publicado em colaboração com a LSE Business Review .

As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não do Fórum Econômico Mundial.

Fonte: https://www.weforum.org/agenda/2019/07/happy-employees-and-their-impact-on-firm-performance

Deixo aqui minhas breves observações, enquanto empreendedor, engenheiro, consultor, mentor e instrutor:


  • Considere o Capital Humano como seu maior valor de marca.



  • Cliente interno satisfeito gera cliente externo satisfeito e portanto rentabilidade ao seu negócio.



  • Não queira alcançar a perfeição nesta entrega. Isso não existe. Desenvolva em plano em conjunto com todos os envolvidos. Faça reuniões periódicas para avaliações, críticas e ajustes. Pratique a comunicação ativa.



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Respostas de 2

    1. #fato. O que mais nos espanta nesse estudo (e os anteriores) é o descuido que os empresários e donos dos negócios tratam o Capital Humano. Em pleno século XXI, encontramos milhares de empresas que focam seus esforços em resultados positivos (até aí, tudo bem) mas pecam em lapidar seu pessoal e, como bem diz a matéria, refletem diretamente na rentabilidade.
      Grato por compartilhar conosco suas impressões e Avante sempre, syn!

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