Sua empresa possui “RH” ou “DePrê”?

Sua empresa possui “RH” ou “DePrê”?

Boa pergunta: Sua empresa possui RH ou DePrê?

Vivemos momentos de mudanças, algumas mais profundas e outras, em sua maioria, mais superficiais.

Porém, ambas afetam sobremaneira a forma de administrar seres humanos nas empresas.

Sinto que neste instante vivemos uma crise da forma de atuação, quando o assunto é DP ou DePrê e RH ou Recursos Humanos.

O tema é sempre polêmico, como deve e precisa ser.

Afinal, as organizações pequenas e médias vivem um momento de crescimento mais lento que no passado recente, o que têm dado margem a reavaliar a verdadeira missão do departamento de relações humanas.
 
RH ou DePrê - ricomader

Antes de mais nada, sempre que converso com os profissionais desde operários até diretores, é impossível não fazer a pergunta (portanto uma pesquisa):

“Na sua empresa existe um RH ou um DePrê?”

E o que sinto é que a grande maioria ainda navega pelos mares dentro de uma caravela (movida pelos ventos…) que luta para manter-se e avançar rumo ao destino certo.
Portanto, ainda estão com um DePrê, que realiza a terrível e necessária (?) função de saber se fulano chegou 16 minutos atrasado, se saiu e não voltou (… e você voltaria?).
E, outras tarefas de um mundo arcaico, semi-escravo e que não motiva nem gera interesse ou vontade de estar presente por inteiro, ou seja, de corpo_mente_alma.
 
Os tempos mudaram desde que Herman Hollerith (1860 a 1929 – séculos XIX e XX) criou sua máquina de perfurar cartões e com isso passarmos a “bilhetar os trabalhadores”.
 
Nas capacitações sempre conto que uma grande empresa que conheci, com cerca de 3 mil colaboradores e três turnos e… pasmem…. nenhum deles “bate cartão”!!!!

Isso é um grandioso trabalho de RH com letras maiúsculas.

E integrado fortemente com o planejamento estratégico, tático e operacional com cada setor, desde qualidade até direção.
 
Está mais do que na hora de começar a transformar seu DePrê em RH e passar a realizar a verdadeira mudança na Relação Humana, sob pena de se manter um círculo arcaico e vicioso, que sempre volta ao mesmo ponto:

“Seu negócio existe para satisfazer seus clientes internos e externos ou seus clientes continuam sendo um mal necessário?”

Deixe seus comentários no blog ou, se preferir, entre em contato e vamos conversar. 

Conheça meu trabalho. Clique e acesse o portfólio:

ricomader portfolio

Shine Your Nature!

SYN!

#capitalhumano #RH #gestaodegente #consultoria #mentoria #cursos #shineyournature

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *