Welcome to “COPA DA CONSCIÊNCIA”

Welcome to “COPA DA CONSCIÊNCIA” _ Soccer World Cup 2014 _ Brazil em “festa”.

Confesso que já faz um bom tempo que sinto, penso e repenso nisso.
E nesse momento, em que vai começar a rolar a bola em mais uma Copa do Mundo de Futebol, dessa vez em solo brasileiro, fica impossível deixar de comentar.

Aproveito o foco do tema para uma escalação campeã, com o intuito de identificar pontos importantes:

1porque sou brasileiro, como você e quase 200 milhões de habitantes do planeta.
2 _ porque gosto de futebol (já fui mais apaixonado, mas aprecio o esporte).
3 _ porque precisamos avaliar esse fato.
4 _ somos um país extremamente jovem quando comparados com outros.
5 _ ainda engatinhamos como um bebê no quesito sociedade solidária.
6 _ possuímos a maior floresta do planeta Terra.
7 _ somos um povo continental, e isso requer uma sensibilidade maior.
8 _ trazemos heranças indígenas, africanas, européias e asiáticas.
9 _ adoramos receber pessoas de outros locais do planeta.
10 _ somos divertidos, adoramos festejar a vida.
11 _ somos crianças que necessitam de disciplina e aprendizado democrático.

Vou me contentar em apenas mostrar de forma associativa o que venho refletindo, com foco em gestão entre o empresarial e o governamental.

Algumas verdades (aquelas que nos são possíveis de tomar conhecimento até hoje) precisam ser definitivamente ditas… e aqui confesso que não sou nem melhor nem pior do que ninguém.

Me confesso um eterno aprendiz, em permanente caminhada.

Porém, prestes a completar 56 anos de idade cronológica terrena, naturalmente vou adquirindo alguma capacidade de avaliar e comparar, com a devida responsabilidade, humildade, resiliência e alguma “bagagem” adquirida.

Um dos grandes desafios que qualquer negócio enfrenta é o Planejamento.

E planejar é, e sempre será, um exercício fundamental, principalmente quando se busca definir um futuro e alcançá-lo.

Todo exercício de planejar necessita atuar com duas frentes: Metas e Métodos.

O Brasil foi escolhido oficialmente para sediar a Copa do Mundo em 30 de outubro de 2007… portanto a exatos 2.417 dias corridos.

Uma vez definida a data alvo, outros detalhes e objetivos passaram a fazer parte dessa Meta.

E nisso, nosso governo falhou.

E uma das falhas principais foi informar que o investimento financeiro seria em sua maior totalidade realizado com recursos privados, o que acabou não ocorrendo.

Estamos e vamos bancar essa “festa”… que não será barata!

Welcome to "COPA DA CONSCIÊNCIA"
 

E outras falhas podemos identificar: promessas megalomaníacas, interesses escusos, infraestrutura carente, acessibilidade deficiente, logística inexistente, tremenda burocracia (somos um país que cria dificuldades para “vender” facilidades), alterações de prioridades e desrespeito com os compromissos assumidos com os principais envolvidos, entre eles com destaque à FIFA.

Porém, quanta eficiência no quesito marketing… confundindo resultados efetivos com promoção antecipada… e novamente iremos bancar a “festa”.

Vai somando quanto essa “festa” consome…

A segunda parte desse planejar é o Método.

O Método vai determinar a maneira que as coisas serão feitas para atingir a Meta.

Como todo negócio, quanto maior for sua complexidade, maior deverá ser o empenho dos dirigentes e suas equipes para buscarem adequar um cronograma de atividades que respeite essa data limite da Meta.

“Uma Meta sem Método só serve para gerar expectativas e depois frustração.” (Rico Mäder)

E, sinceramente, estou e acredito que milhares de brasileiros, frustrados.

Outro ponto a destacar é a Liderança.

Liderança aqui é ponto fundamental, muito mais que cargos de chefia ou posições de staff no organograma…

Esse importante detalhe vai ser o elemento chave, que definirá toda a necessária fluidez durante o caminhar.

E novamente o governo falhou.

Quantas entrelinhas aconteceram (e acontecerão até o final do evento) indicando as deficiências nesse ponto crucial… e consequentemente lá vamos nos bancar a “festa” novamente.

Estamos sem uma eficaz Liderança… e isso atinge os três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Andei lendo nas redes sociais que Política e Religião não se discute…

Pois graças a esse governo, cada dia mais e mais busco aprender sobre ambos.

A Política faz parte de todo e qualquer negócio, seja privado ou público, isso é fato. E precisa ser parte.

Nos trabalhos que realizo, sempre reforço a necessidade de que os departamentos das empresas criem suas políticas.

Isso é importante para que os outros departamentos entendam como acontecem as atividades daquele departamento, seus limites e as regras para o fluir, visando atingirem a Meta definida pela diretoria.

Diretoria que responde pelas Políticas da empresa… e sinceramente, muito diferente das diretorias governamentais, infelizmente 🙁

Porém, existe uma linha tênue entre fazer política e realizar as atividades do cronograma…. e novamente o governo falhou.

Continua fazendo política se esquecendo que a cada novo dia é necessário revisar o passado e ajustar o esforço a ser dispendido nas atividades para se atingir a Meta.

E isso possui um custo… onde mais uma vez, essa “festa” será bancada por nós.

E um dos mais dilacerantes custos é… o custo de não faltar!

Vale aqui identificar também a relação com os clientes.

Quem são os clientes foco desse tema?

Os clientes são as pessoas que gostam do produto e serviço ofertado (no caso o futebol como produto e o torneio como um serviço).

E, que se propõem a investir para apreciar o produto e o serviço e que indiretamente, pelas suas incríveis características especiais, irão conviver comigo, com você, com cada um de nós, brasileiros pelos próximos 30 dias.

Seja o porteiro da empresa (ou o responsável na catraca dos estádios), passando pelos que realizam a operação e a produção (motoristas, jogadores, imprensas, arbitragem…) e os gestores dos departamentos (atendimento médico, infraestrutura, manutenção…) precisamos oferecer NO MÍNIMO o melhor serviço de atendimento.

E esse serviço de atendimento ao clientecompõe-se de:

atenção, comprometimento, carinho, presteza, agilidade, pronta resposta, sorriso, educação, segurança, orientação, sinceridade, verdade. Isso requer estar capacitado.
Gera aos clientes um desejo imenso de voltar e de indicar.

Sei e acredito que cada um de nós, povo brasileiro, não falharemos nesse ponto.

Mas o governo falhou e falha…. e em todas as esferas: Municipal, Estadual e Federal.
E falha muito!

Deixa seus clientes (aquele que gera resultados, lucro e principalmente rentabilidade) abandonados, esquecidos… ignorados!!!!!!

E essa ignorância gera uma tremenda “festa” que, tenho absoluta certeza, custa-nos muito caro e já não mais suportamos bancar.

Assim, bem-vindos à“COPA DA CONSCIÊNCIA”.

Com toda certeza, essa será, para nós, brasileiros, a melhor Copa do Mundo.

Pois estaremos a desenvolver aquilo que será nosso maior legado: CONSCIÊNCIA.

 

E com ela, estaremos a caminhar para realmente transformar nosso país Brasil em uma empresa que sabe o que quer, é ética, transparente, disciplinada, focada e busca a cada dia, por meio de instrumentos de gestão eficientes, ajustar seu planejamento, para parar com essa “festa” e poder comemorar a melhor vitória: respeito com seus clientes permanentes: nós, o povo brasileiro.

#ChangeBrasil Welcome to “COPA DA CONSCIÊNCIA #itisnotonly20cents

Como curiosidade, nasci exatamente no instante em que a seleção brasileira conquistava sua primeira Copa do Mundo.

Me considero um pentacampeão legítimo 🙂

E assim, quero trocar as hashtags e a frase acima por:

#TOPBrazil Isso eu apoio #vibramorar pois #itisMOREthan20cents

Conheça meu trabalho. Clique na imagem abaixo para acessar o portfólio:

ricomader portfolio

Shine Your Nature!

SYN!

#mudabrasil #itismorethan20cents #TOPBrazil #engenharia #tecnologia #shineyournature

PS: Se gostou, compartilhe com sua rede de contatos aí na empresa e nas redes sociais. Se tiver dúvidas ou queira compartilhar suas sensações, deixe seu comentário, entre em contato e conversamos. Syn! Vibro que aprecie muito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *