Welcome to “COPA DA CONSCIÊNCIA” _ Soccer World Cup 2014 _ Brazil em “festa”.
Confesso que já faz um bom tempo que sinto, penso e repenso nisso.
E nesse momento, em que vai começar a rolar a bola em mais uma Copa do Mundo de Futebol, dessa vez em solo brasileiro, fica impossível deixar de comentar.
Aproveito o foco do tema para uma escalação campeã, com o intuito de identificar pontos importantes:
1 _ porque sou brasileiro, como você e quase 200 milhões de habitantes do planeta.
2 _ porque gosto de futebol (já fui mais apaixonado, mas aprecio o esporte).
3 _ porque precisamos avaliar esse fato.
4 _ somos um país extremamente jovem quando comparados com outros.
5 _ ainda engatinhamos como um bebê no quesito sociedade solidária.
6 _ possuímos a maior floresta do planeta Terra.
7 _ somos um povo continental, e isso requer uma sensibilidade maior.
8 _ trazemos heranças indígenas, africanas, européias e asiáticas.
9 _ adoramos receber pessoas de outros locais do planeta.
10 _ somos divertidos, adoramos festejar a vida.
11 _ somos crianças que necessitam de disciplina e aprendizado democrático.
Vou me contentar em apenas mostrar de forma associativa o que venho refletindo, com foco em gestão entre o empresarial e o governamental.
Algumas verdades (aquelas que nos são possíveis de tomar conhecimento até hoje) precisam ser definitivamente ditas… e aqui confesso que não sou nem melhor nem pior do que ninguém.
Me confesso um eterno aprendiz, em permanente caminhada.
Porém, prestes a completar 56 anos de idade cronológica terrena, naturalmente vou adquirindo alguma capacidade de avaliar e comparar, com a devida responsabilidade, humildade, resiliência e alguma “bagagem” adquirida.
Um dos grandes desafios que qualquer negócio enfrenta é o Planejamento.
E planejar é, e sempre será, um exercício fundamental, principalmente quando se busca definir um futuro e alcançá-lo.
Todo exercício de planejar necessita atuar com duas frentes: Metas e Métodos.
O Brasil foi escolhido oficialmente para sediar a Copa do Mundo em 30 de outubro de 2007… portanto a exatos 2.417 dias corridos.
Uma vez definida a data alvo, outros detalhes e objetivos passaram a fazer parte dessa Meta.
E nisso, nosso governo falhou.
E uma das falhas principais foi informar que o investimento financeiro seria em sua maior totalidade realizado com recursos privados, o que acabou não ocorrendo.
Estamos e vamos bancar essa “festa”… que não será barata!
E outras falhas podemos identificar: promessas megalomaníacas, interesses escusos, infraestrutura carente, acessibilidade deficiente, logística inexistente, tremenda burocracia (somos um país que cria dificuldades para “vender” facilidades), alterações de prioridades e desrespeito com os compromissos assumidos com os principais envolvidos, entre eles com destaque à FIFA.
Porém, quanta eficiência no quesito marketing… confundindo resultados efetivos com promoção antecipada… e novamente iremos bancar a “festa”.
Vai somando quanto essa “festa” consome…
A segunda parte desse planejar é o Método.
O Método vai determinar a maneira que as coisas serão feitas para atingir a Meta.
Como todo negócio, quanto maior for sua complexidade, maior deverá ser o empenho dos dirigentes e suas equipes para buscarem adequar um cronograma de atividades que respeite essa data limite da Meta.
“Uma Meta sem Método só serve para gerar expectativas e depois frustração.” (Rico Mäder)
E, sinceramente, estou e acredito que milhares de brasileiros, frustrados.
Outro ponto a destacar é a Liderança.
Liderança aqui é ponto fundamental, muito mais que cargos de chefia ou posições de staff no organograma…
Esse importante detalhe vai ser o elemento chave, que definirá toda a necessária fluidez durante o caminhar.
E novamente o governo falhou.
Quantas entrelinhas aconteceram (e acontecerão até o final do evento) indicando as deficiências nesse ponto crucial… e consequentemente lá vamos nos bancar a “festa” novamente.
Estamos sem uma eficaz Liderança… e isso atinge os três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Andei lendo nas redes sociais que Política e Religião não se discute…
Pois graças a esse governo, cada dia mais e mais busco aprender sobre ambos.
A Política faz parte de todo e qualquer negócio, seja privado ou público, isso é fato. E precisa ser parte.
Nos trabalhos que realizo, sempre reforço a necessidade de que os departamentos das empresas criem suas políticas.
Isso é importante para que os outros departamentos entendam como acontecem as atividades daquele departamento, seus limites e as regras para o fluir, visando atingirem a Meta definida pela diretoria.
Diretoria que responde pelas Políticas da empresa… e sinceramente, muito diferente das diretorias governamentais, infelizmente 🙁
Porém, existe uma linha tênue entre fazer política e realizar as atividades do cronograma…. e novamente o governo falhou.
Continua fazendo política se esquecendo que a cada novo dia é necessário revisar o passado e ajustar o esforço a ser dispendido nas atividades para se atingir a Meta.
E isso possui um custo… onde mais uma vez, essa “festa” será bancada por nós.
E um dos mais dilacerantes custos é… o custo de não faltar!
Vale aqui identificar também a relação com os clientes.
Quem são os clientes foco desse tema?
Os clientes são as pessoas que gostam do produto e serviço ofertado (no caso o futebol como produto e o torneio como um serviço).
E, que se propõem a investir para apreciar o produto e o serviço e que indiretamente, pelas suas incríveis características especiais, irão conviver comigo, com você, com cada um de nós, brasileiros pelos próximos 30 dias.
Seja o porteiro da empresa (ou o responsável na catraca dos estádios), passando pelos que realizam a operação e a produção (motoristas, jogadores, imprensas, arbitragem…) e os gestores dos departamentos (atendimento médico, infraestrutura, manutenção…) precisamos oferecer NO MÍNIMO o melhor serviço de atendimento.
E esse serviço de atendimento ao clientecompõe-se de:
atenção, comprometimento, carinho, presteza, agilidade, pronta resposta, sorriso, educação, segurança, orientação, sinceridade, verdade. Isso requer estar capacitado.
Gera aos clientes um desejo imenso de voltar e de indicar.
Sei e acredito que cada um de nós, povo brasileiro, não falharemos nesse ponto.
Mas o governo falhou e falha…. e em todas as esferas: Municipal, Estadual e Federal.
E falha muito!
Deixa seus clientes (aquele que gera resultados, lucro e principalmente rentabilidade) abandonados, esquecidos… ignorados!!!!!!
E essa ignorância gera uma tremenda “festa” que, tenho absoluta certeza, custa-nos muito caro e já não mais suportamos bancar.
Assim, bem-vindos à“COPA DA CONSCIÊNCIA”.
Com toda certeza, essa será, para nós, brasileiros, a melhor Copa do Mundo.
Pois estaremos a desenvolver aquilo que será nosso maior legado: CONSCIÊNCIA.
E com ela, estaremos a caminhar para realmente transformar nosso país Brasil em uma empresa que sabe o que quer, é ética, transparente, disciplinada, focada e busca a cada dia, por meio de instrumentos de gestão eficientes, ajustar seu planejamento, para parar com essa “festa” e poder comemorar a melhor vitória: respeito com seus clientes permanentes: nós, o povo brasileiro.
#ChangeBrasil Welcome to “COPA DA CONSCIÊNCIA #itisnotonly20cents
Como curiosidade, nasci exatamente no instante em que a seleção brasileira conquistava sua primeira Copa do Mundo.
Me considero um pentacampeão legítimo 🙂
E assim, quero trocar as hashtags e a frase acima por:
#TOPBrazil Isso eu apoio #vibramorar pois #itisMOREthan20cents