14 Princípios de Deming: o desafio da filosofia da qualidade.
Um dos grandes desafios dos “Seres Empresas” sempre será o de compreender, adotar, praticar e disseminar a filosofia da qualidade.
Isso, para que possa desenvolver-se de maneira positiva e permanente dentro de seu foco de negócio e integrado com sinergia ao ambiente, numa conexão flexível e que flua de forma equilibrada e harmônica.
Novamente aqui vamos nos deparar com o famoso, profundo e delicado “simples e complexo”.
A expressão qualidade, hoje já é um “default” para qualquer um, você, família, seu amigo, clientes, fornecedores, colega de trabalho, diretores e tomadores de decisão, certo?
Mas…. de tão falado, massificado e espalhado por ai, acaba por banalizar e mais arriscado ainda, individualizar sua noção, sua sensação, sua aplicação, o que gera mais confusão, conflitos e dificuldades para sua compreensão.
Um dos conceitos que a Qualidade necessita para sua ação é a Padronização.
Isso funciona de forma esplêndida, uma vez que no Ser Empresa, os “Seres Humanos” (que são sua maior fonte de Energia e que fazem Questionamentos permanentes _ ainda bem!) são os que fazem acontecer.
Por mais que se busque automatizar, informatizar, substituí-las por máquinas e equipamentos inteligentes (?!?!?!?) sempre haverá um de nós para no mínimo apertar um botão, tomar decisões (sejam estas certas ou erradas) e manter o vai e vêm.
E ao padronizar um sistema, um processo e uma atividade (sempre dentro da empresa), pode-se avaliar e melhorar, evitando que a falha (que acontece!) venha a se repetir e comprometer o resultado final.
Dentro desse conceito, vale aqui divulgar um desafio gigante, que são os 14 Princípios de Deming, que nos mostra a utopia da qualidade e serve de padrão filosófico, sempre que nos encontrarmos perdidos, engessados ou fora do sistema:
1º PRINCÍPIO:
Estabeleça constância de propósitos para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade, bem como criar emprego.
2º PRINCÍPIO:
Adote a nova filosofia.
Estamos numa nova era econômica.
A administração ocidental deve acordar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança no processo de transformação.
3º PRINCÍPIO:
Deixe de depender da inspeção para atingir a qualidade.
Elimine a necessidade de inspeção em massa, introduzindo a qualidade no produto desde seu primeiro estágio.
4º PRINCÍPIO:
Cesse a prática de aprovar orçamentos com base no preço.
Ao invés disto, minimize o custo total.
Desenvolva um único fornecedor para cada item, num relacionamento de longo prazo fundamentado na lealdade e na confiança.
5º PRINCÍPIO:
Melhore constantemente o sistema de produção e de prestação de serviços, de modo a melhorar a qualidade e a produtividade e, consequentemente, reduzir de forma sistemática os custos.
6º PRINCÍPIO:
Institua treinamento no local de trabalho.
7º PRINCÍPIO:
Institua liderança.
O objetivo da chefia deve ser o de ajudar as pessoas e as máquinas e dispositivos a executarem um trabalho melhor.
A chefia administrativa está necessitando de uma revisão geral, tanto quanto a chefia dos trabalhadores de produção.
8º PRINCÍPIO:
Elimine o medo, de tal forma que todos trabalhem de modo eficaz para a empresa.
9º PRINCÍPIO:
Elimine as barreiras entre os departamentos.
As pessoas engajadas em pesquisas, projetos, vendas e produção devem trabalhar em equipe, de modo a preverem problemas de produção e de utilização do produto ou serviço.
10º PRINCÍPIO:
Elimine lemas, exortações e metas para a mão-de-obra que exijam nível zero de falhas e estabeleçam novos níveis produtividade.
Tais exortações apenas geram inimizades, visto que o grosso das causas da baixa qualidade e da baixa produtividade encontram-se no sistema, estando, portanto, fora do alcance dos trabalhadores.
11º PRINCÍPIO:
Elimine padrões de trabalho (quotas) na linha de produção.
Substitua-os pela liderança; elimine o processo de administração por objetivos.
Elimine o processo de administração por cifras, por objetivos numéricos. Substitua-os pela administração por processos através do exemplo de líderes.
12º PRINCÍPIO:
Remova as barreiras que privam o operário horista de seu direito de orgulhar-se de seu desempenho.
A responsabilidade dos chefes deve ser mudada de números absolutos para a qualidade; remova as barreiras que privam as pessoas da administração e da engenharia de seu direito de orgulharem-se de seu desempenho.
Isto significa a abolição da avaliação anual de desempenho ou de mérito, bem como da administração por objetivos.
13º PRINCÍPIO:
Institua um forte programa de educação e auto aprimoramento.
Institua um forte programa de educação e auto aprimoramento.
14º PRINCÍPIO:
Engaje todos da empresa no processo de realizar a transformação.
A transformação é da competência de todo mundo.
Peço que releia, porém antes, pegue um café, respire fundo e abra sua Mente, pois somente assim poderá compreender a profundidade e imensa sabedoria de adotar estes princípios.
E divulgue entre todos de sua empresa.
Esteja preparado, pois será necessário estar aberto para o que sua aplicação vai fazer e gerar de mudanças positivas.
Sentiu calafrios, medo, despreparo?
Se sua resposta foi sim…
Syn!
Faça contato e vamos conversar, este é o momento de avançar!
Shine Your Nature!
SYN!
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Fonte: DEMING, W. E. Qualidade: A Revolução da Administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990.