Seu catálogo é poderoso gerador de negócios. Construa uma marca referência de valor iniqualável!
Que tal oferecer para todos os envolvidos na sua cadeia de negócios um valioso meio – CATÁLOGOS & MANUAIS TÉCNICOS – que oferece de forma inteligente a melhor interface para encontrar a peça / componente e mais, poder colaborar com a gestão dos estoques?
A importância do dinamismo entre fabricantes, distribuidoras, revendas e assistências técnicas é ponto crítico para quem busca conquistar e se manter presente na vida dos clientes, concorda?
Afinal, todo o esforço que realiza aí na sua organização (e, sabemos, envolve cada um dos setores e dos profissionais em suas funções) está diretamente conectado ao compromisso de responder aos clientes em cada uma das etapas do relacionamento, para que eles alcancem e possam usufruir plenamente do investimento realizado. E, com isso, tornarem-se indicadores para seus círculos de relacionamento.
Clientes querem, buscam e necessitam de atendimento ativo, ágil e compromissado. E, estão dispostos a pagar mais por isso. Pesquisas de Satisfação informam e reforçam isso constantemente.
Apenas imagine as seguintes situações e, como seu catálogo vai se transformar em poderoso aliado:
Cena 1: ASSISTÊNCIA TÉCNICA
Seu cliente investiu em um produto/equipamento. Após alguns meses de uso contínuo, acontece uma falha, um problema. Ele então, vai atrás de um posto de assistência técnica.
Entra em contato, pergunta se atendem sua marca (caso seja uma oficina ou posto de atendimento) na região aonde se encontra, se realizam uma visita técnica ou precisará levar até o endereço, conforme indicado no catálogo do fabricante, entre outras questões preliminares.
Conversas avançam e alinham o atendimento. E, lá vai o técnico de encontro ao cliente. Uma vez no local, revisa o problema relatado, identifica o componente que falhou/quebrou e, aproveita para completar o check list – Folha de Verificação – para entender se a outros possíveis problemas ou, se o restante está OK.
Precisa entrar em contato com a sua sede. Informar a peça que vai necessitar para realizar o reparo. Na sede, a pessoa que atendeu o técnico, vai consultar seu estoque e ratificar junto ao catálogo do fabricante. Caso encontre disponível, informa e prepara o envio. Excelente!!
Aqui começa um drama. O famoso e delicado tripé: TEMPO – CUSTO – QUALIDADE …
Caso não tenha, após buscar no catálogo do fabricante, parte ao encontro do contato com a revenda e/ou a distribuidora de peças. Conversa com as pessoas, passa as informações da demanda.
Agora precisarão – atendente na sede, técnico no cliente e o cliente – aguardar a resposta. O tempo segue …
Cena 2: REVENDA DE PEÇAS
Potencial cliente (sim; potencial; o mesmo do cenário acima) entra em contato, após encontrar a revenda mais próxima de sua localização.
Atendente e potencial cliente conversam, trocam informações e detalhes sobre o ocorrido e a peça a ser trocada. Atendente pede para o cliente aguardar o retorno. E, parte para a busca da peça a ser adquirida e, poder enviar ao cliente. Caso tenha disponível em estoque, maravilha!!
Eis o drama de novo … o famoso e delicado tripé: TEMPO – CUSTO – QUALIDADE
Caso não tenha, precisa realizar contato com uma distribuidora mais próxima ou com outras mais distantes, para encontrar, confirmar a compra e, aguardar o envio ao destino acordado.
Cena 3: DISTRIBUIDORA DE PEÇAS
Está estrategicamente localizado para poder atender as demandas de clientes e, em alguns casos, das revendas.
A esse desafio acima, soma-se a aplicação de Capital Imobilizado em estoques. E, sabemos, os valores financeiros são normalmente expressivos. Aqui entra também a importância de um eficiente e eficaz controle de estoque, para acompanhar cada uma e todas as movimentações que ocorrem.
Neste cenário hipotético, em havendo a peça disponível, avança a negociação e assunto resolvido.
E lá vamos nós para o drama novamente … o famoso e delicado tripé: TEMPO – CUSTO – QUALIDADE
Caso não haja a peça, inicia-se um contato junto ao fabricante para solicitar essa peça que, pode estar em estoque (ótimo, segue o processo e resolve a demanda) ou não. A distribuidora precisará aguardar a produção, encaminhar a expedição e realizar a logística para a entrega, que pode ser para ela ou diretamente a revenda, assistência técnica ou o cliente final.
Cena 4: FABRICANTE DE EQUIPAMENTOS, CONJUNTOS, COMPONENTES E PEÇAS
Eu ainda não sei o seu tamanho nem o segmento de negócios no qual atua.
Todavia, sabemos muito bem o quanto de dedicação e esforço se faz necessário, dia após dia, para que possa atingir o objetivo principal:
Entregar dentro do prazo estipulado a encomenda acertada com seus clientes, confere?
Esse compromisso é o principal fator que move cada um dos profissionais que aí estão. E, por conseguinte, toda a estrutura e infraestrutura necessária para que isso ocorra da melhor forma possível, isto é
Corresponder ao famoso e delicado tripé: TEMPO – CUSTO – QUALIDADE
Envolve os mais variados setores: Engenharia de produtos, Engenharia de processos, PPCP, Produção, Compras, Estoques, Logística, Supply Chain, Administração, Financeiro, Qualidade, Segurança, Comercial, Marketing, TIC e Recursos Humanos. É uma dinâmica que precisa e deve ser acompanhada de perto.
Aqui vale explorarmos cada um dos elementos presentes no tripé. Serve para cada um dos atores acima envolvidos: Fabricante, Distribuidora, Revenda, Cliente. Começaremos com a
QUALIDADE
- Só vencerá aquele que já compreendeu o enorme, delicado e desafiador valor dessa palavra
- Seu cliente vai recomendar seu produto se este estiver atrelado a um serviço tão ou melhor
- Seu produto é excelente, imbatível. Já os demais envolvidos para chegar a isso …
- Praticar a escuta ativa de seus clientes e traduzir em ações de melhoria é o que se espera
- Oferecer a cada um dos profissionais de seu negócio, todos os recursos que necessitam
- Dispor de meios de informação, como CATÁLOGOS, que facilitem as dúvidas e mostrem soluções
Vamos ao segundo elemento
CUSTO
- Saber identificar os fixos, os variáveis, os diretos e indiretos
- Compreender a importância e como impactam no MARK UP
- Acompanhar as oscilações e saber agir quando indicarem estar acima ou abaixo do tolerável
- Compreender que estão presentes nas relações comerciais, além de somente PREÇO
- Ensinar e treinar cada um dos profissionais de seu negócio como isso acontece
- Facilitar que os clientes possam identificar esse custo em seus CATÁLOGOS
E, chegamos ao terceiro e último (não necessariamente na ordem apresentada, cada um deles possui o mesmo peso e valor)
TEMPO
- É igual para todos. Tanto aí na sua empresa quanto nos demais envolvidos com o negócio
- Elemento presente na produção (via cronoanálise) que deve ser considerado nos demais setores
- Afeta diretamente as atividades e ações com reflexos no curto, médio e longo prazo
- Traz impaciência e raiva quando se “PERDE” em algo que deve ser imediato e lógico
- Cria satisfação e abre sensações positivas quando se aplica com assertividade
- Minimizar e facilitar a consulta dentro dos CATÁLOGOS produz foco e concentra rápidas respostas
Como tornar seu CATÁLOGO um poderoso gerador de negócios?
Aqui vai um breve resumo e a resposta para transformar seu CATÁLOGO em algo iniqualável.
E, fazer com que cada um e todos os envolvidos no Ciclo de Sucesso ganhem o tão almejado reconhecimento, que reflete em LUCRATIVIDADE, RENTABILIDADE E MARCA RECONHECIDA.
Qualquer negócio traz o desafio comercial em três etapas: PRÉ, VENDA, PÓS. Isso é fato.
Considere que, poder disponibilizar o CATÁLOGO faz parte, dada a importância de seu conteúdo para cada um dos participantes. Imagine estar sempre disponível 24x7x365 de forma on-line. Esse é o fator QUALIDADE acima explorado.
Esse seu CATÁLOGO precisa estar atualizado e ao mesmo tempo oferecer meios que, independente de quando seu equipamento, conjunto, componente ou peça foi projetado, fabricado, aplicado e vendido, facilite a quem está a buscar sua reposição. Ao estar on-line, permite que versões, alterações e correções sejam feitas sistematicamente, sem prejuízo aos envolvidos. Aqui está o fator CUSTO a pulsar forte!
O fator TEMPO se torna critico quando qualquer um dos participantes vai, por meio de seu CATÁLOGO, atrás de algum item e o gasta em procurar, encontrar, ter certeza do que quer é isso mesmo, não ficar confuso com as similaridades e muito menos ainda com a aplicação (tanto no item em si quanto na melhor maneira de colocar, afixar e fazer a sua manutenção). Considere também a possibilidade de ser uma peça errada. Se isso acontece, já sabemos o resultado, certo? Com seu CATÁLOGO ON-LINE, todos ganham e sua marca ganha respeito junto a cada participante.
Agora sinta pelo menos dez fabulosos e gigantescos potenciais que seus CATÁLOGOS ON-LINE vão obter com nossa solução tecnológica, no dia-a-dia:
- Criar seus CATÁLOGOS DE PEÇAS em menos de 1 minuto, com vistas explodidas.
- Navegar rapidamente entre os vários níveis de seu produto/equipamento.
- Obter uma leitura completa do estoque de cada um dos participantes.
- Facilidade de aquisição, sem erros de escolha e, com ação de compra imediata.
- Identificar se determinado item está dentro ou fora do prazo de garantia.
- Acompanhar as entregas técnicas.
- Acesso a imagens e vídeos explicativos, para treinar, orientar e evitar erros na aplicação.
- Realizar o download do catálogo ou da parte que interessa.
- Administrar e aumentar a venda de peças corretas diretamente de seu catálogo.
- Eliminar erros e melhorar o tempo de resposta em seus canais de atendimento pós-vendas.
- Fazer a gestão comercial de forma dinâmica com ações em cada participante de seu negócio.
- Aplicar seu CATÁLOGO ON-LINE integrado ao seu ERP nativo, que facilita leitura a todos da sua cadeia de negócios.
- Identifique mais um potencial que traz mais valor e negócios para sua empresa.
Quer saber mais?
Quer se destacar dentro de seu segmento de atuação?
Quer construir uma marca forte e reconhecida junto a todos os participantes pela facilidade e segurança em realizar negócios?
Então, convido você – e sua equipe – para uma rápida primeira conversa. Agende sua reunião.
Se houver sinergia, vamos avançar e nos reunir para aparar qualquer dúvida. Clique aqui e converse agora comigo.
Prático. Rápido. Direto ao ponto. Torne seu catálogo um poderoso gerador de negócios e construa uma marca referência de valor iniqualável, syn!