27 dicas operacionais para superar o covid19

Covid19 e dicas operacionais para aplicação nos setores produtivos e de apoio.

Como pessoa e profissional, com vivência em gestão operacional, deixo aqui 27 sugestões que poderá aplicar em sua empresa, neste momento em que estamos e, somos totalmente envolvidos, pela presença mundial e local do (ainda) letal coronavírus. Você poderá, também, adaptar e aplicar em outros setores 😉

Antes, é importante que considere o que mais importa, seja você um profissional autônomo ou proprietário de micro, pequena ou média empresa:

A VIDA É NOSSO BEM MAIS VALIOSO

Com isso como base, considere oferecer a você e, cada pessoa que está a trabalhar para seu negócio, todo o suporte de SAÚDE, HIGIENE E SEGURANÇA: 

Para tanto, sugiro que acesse dois websites, que contém vasta informação sobre essa violência que representa o coronavírus:

MINISTÉRIO DA SAÚDE – CAMPANHA CORONAVÍRUS – COVID19

Contendo orientações e formas de divulgação, essenciais a serem usadas em sua empresa.

MINISTÉRIO DA SAÚDE – CORONAVÍRUS – COVID19

Com informações sobre o vírus e formas de prevenção, vídeos explicativos (ideais para serem passados em sua empresa, por exemplo no refeitório, corredores, banheiros e vestuários) entre outras importantes informações. E, você pode, também, acompanhar e tirar dúvidas por meio do whatsapp:

dicas operacionais e covid19

Atendida a condição acima, deixo minhas sugestões, para que possa servir de referência, análise e uma contribuição. Vamos a elas:

Comece com a criação e liderança de um comitê de força-tarefa, com um apelido sugestivo, para alertar e motivar a todos dentro da empresa. Por exemplo: COMITÊ SUPERAÇÃO.

Lembremos que, quando o assunto é OPERAÇÃO E PRODUÇÃO, podemos afirmar que a presença humana é imprescindível; diferente de outros setores e atividades, que podem ser realizadas em formato de teletrabalho ou home-office.

É similar ao comitê de 5S. Porém, com tempo pré-determinado que pode ser de 30, 45, 75 e até 100 dias. Neste, além de reuniões regulares (no mínimo 1X dia), as principais atribuições, com foco operacional, devem ser:


  • FOCO NO MERCADO: relacionamento frequente com clientes e fornecedores (adote a Classificação ABC).



  • FOCO NO CONSUMO: acompanhar os indicadores produtivos e operacionais ao menos 2X dia.



  • FOCO NO FLUXO: estar atento e orientando (com toda paciência e resiliência) cada profissional em sua função sobre a importância de que todo o material em uso no sistema (entradas; processos; saídas) fluam com equilíbrio (sem faltas inesperadas ou excessos) e principalmente ritmo (ou seja, com regularidade, dentro dos tempos padrão).


DESAFIO MAIOR: garantir que todas as solicitações recebidas do setor de vendas, sejam atendidas dentro dos prazos conhecidos. Nem mais, nem menos!

DIREÇÃO & PPCP:

Convoque reunião com seus principais gestores. Apresente a situação antes da parada e a nova situação. Inclua a necessidade de se observar as orientações de saúde e segurança máxima. Após sua exposição, abra o debate para que cada setor traga ideias e sugestões a serem adotadas nesta retomada. Escolham os três principais e mais significativas para o curto prazo (entre 15 e 25 dias). Crie um plano de ação, que contenha as METAS. Definam uma METODOLOGIA a ser adotada, para atingirem as metas. Mantenha cada um e todos informados dos resultados (planejado X realizado), com pelo menos um quadro de aviso afixado em local de passagem obrigatória por todos, inclusive você. Existe a possibilidade de teletrabalho e home-office. Use a teleconferência como meio de comunicação.

COMPRAS:

Entre em contato com o setor financeiro da sua empresa. Verifique situação do fluxo de caixa. Defina em conjunto prazos de pagamento (considere ao menos 3 alternativas). Considere a informação do setor comercial referente aos pedidos em carteira e propostas em negociação. Com essas informações priorize nas famílias de itens os que são Classe A para que possam receber, dentro do prazo combinado com seus fornecedores (identifique qual a situação atual de cada fornecedor) para informar aos envolvidos. Considere em suas negociações que poderão ocorrer alterações das quantidades, ao menos no curto prazo e, deixe isso claro aos fornecedores. Existe a possibilidade de teletrabalho e home-office. Use a teleconferência como meio de comunicação.

OPERACIONAL:

Convoque uma reunião com as lideranças de produção/manufatura, logística, almoxarifado, manutenção. Identifique os pontos críticos a serem observados para garantir que o sistema de movimentação de pessoas e materiais ocorra de maneira segura e com a menor parada possível de materiais em processo, em montagem e em expedição. Crie um time de força-tarefa e oriente-os sobre os procedimentos a serem realizados, tanto com relação às pessoas quanto aos materiais, em caso de variações que indiquem riscos de segurança e de perdas inesperadas, principalmente em postos/setores que já são normalmente os ¨gargalos¨. Aqui, como já disse anteriormente, a presença humana é fundamental, certo? Portanto, atenção redobrada.

QUALIDADE:

Alie-se fortemente com os setores de SEGURANÇA e o de RECURSOS HUMANOS. Ações serão necessárias para a questão da higiene de embalagens e manipulação de itens, ferramentas e equipamentos. Lembre-se que é um momento extremamente diferente do normal – estamos em plena ¨GUERRA BIOLÓGICA¨ – e, vai exigir um esforço extra, além do que já realiza em termos de padrão de qualidade e de conformidade, seja com relação à norma ISO 9001 ou outras que sua empresa já possui. Aqui pode-se mesclar presença humana com teletrabalho e/ou home-office.

Iniciamos uma nova era. Isso indica que precisamos, queira ou não, doa a quem doer, de novas atitudes, syn!

Se precisar de sugestões e debater alguma ideia ou dúvida e for micro-empreendedor, micro-empresa ou média empresa, entre em contato.

O momento é delicado e cheio de novidades inesperadas. Conte comigo.

Contate-me agora!!

Se sua dúvida ou necessidade for de rápida solução, lhe passarei de imediato.

Se precisar me aprofundar e incluir mais análises, conversaremos sobre formas de lhe atender, com a melhor relação Custo X Benefício para ambos.

Basta que me informe e juntos, avançaremos.

Meu sucesso depende de seu sucesso. Avante sempre, syn!

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SYN!

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