6 pontos a avaliar em seu “Pit Stop” no campeonato profissional

  • por

Imagine que o ciclo de um ano é o seu campeonato profissional.

E que, após 12 meses de disputa, está prestes a terminar.

Oportunidade importante e necessária para aquele “pit stop” profissional.
Sugiro você o faça pelo menos nesse período de festas, caso não consiga durante o decorrer do ano (que é importante adotar) visto seu total envolvimento na dinâmica da disputa permanente.
 
Considero extremamente salutar esse investimento de seu valioso tempo no exercício de revisar os fatos e ocorrências de seu campeonato profissional anual que agora, queira ou não, chega ao fim.
Permite que, sem pressões externas e lutas internas, realize de maneira consciente, realista e com clareza sua sincera avaliação.
Faça uma lista e anote cada um dos pontos. 
Procure definir um peso de 0 a 5 e assuma que zero indica menor satisfação e cinco satisfação efetiva.  
 
Assim como nas corridas de automóveis, segue uma lista a considerar:
Troca de pneus afinal rodar 365 dias gera desgaste e dificulta a dirigibilidade com excessivo esforço e reflexos na baixa produtividade final, para que se mantenha na pista. 
Considere que seus pneus são suas metas de curto prazo e busque fazer essas trocas durante as 52 semanas. Inclua desde já em sua agenda para “evitar” esquecer.
 
Recarregar o tanque de combustível que é aquela energia interior que nos faz mover, dia após dia, superando os altos e baixos do cotidiano. 
Pense que seu combustível precisa de abastecimentos regulares e que isso inclui adicionar encontros informais, estar em palestras, fomentar a troca de ideias com colegas de profissão, presença ativa em grupos que curtem os mesmos temas, por exemplo.
 
Ajustes nos spoilers para que possa corrigir e se adaptar às mudanças de ventos e alterações climáticas do mercado.
São simples e pequenas correções que servem para ganhar mais velocidade e equilíbrio durante cada etapa diária, combater o estresse das mudanças de agendas, sem perder o objetivo ou sofrer deslizes que o levem a sair da pista.
 
Ajustes mecânicos sejam no motor ou na suspensão para suportar os trancos no asfalto e lavadeiras das pistas – oportunidades e riscos inesperados e concorrentes que disputamos dentro do segmento.
Sabe aquela terceira marcha que precisa ser esticada para melhor performance?
Ou aquela lavadeira que, volta após volta, você sempre acaba entrando de lado?
E os impactos fazem com que se sinta como se tivesse tomado uma surra?
Aqui considere adotar em suas atividades, breves momentos de parada, que podem incluir alongamentos e esticamentos, se levantar da cadeira e caminhar, idas ao banheiro com direito a jogar água no rosto e cabelos, entre outras. 
 
Ajustes telemétricos para organizar e limpar os bits & bytes dos bancos de dados, tanto nossos – pessoas físicas e suas caixas de entradas de emails e downloads realizados para leitura e aprendizado, documentos em espera de complementação, mensagens recebidas e enviadas, as que não foram lidas ou que lá ficaram após conhecimento – quanto das pessoas jurídicas e toda a comunicação e relacionamentos via internet e internamente.
Importante incluir também as mensagens recebidas de comunicações rápidas e instantâneas, que além de necessitarem percorrer até aquele ponto, entopem seu Smartphone, tornando-os lentos e irritantes.
Procure criar formas e maneiras de fazer essa gestão ser a mais produtiva e ágil para que, ao nelas estar, colha o que busca e delete o que não agrega valor para sua permanência.

 

 

Finalmente limpar a viseira para aprimorar a sensibilidade na leitura e tradução do que vivenciamos nas relações comerciais e gerenciais e reagir com maior segurança e confiança nas tomadas de decisões e suas ações.

Aqui convêm adotar um elemento extra profissional: cuidar-se como Ser Humano. Incluir além do horário profissional, atividades que lhe tragam maneiras inteligentes de “estar com você” e se presentear, como por exemplo terapias espirituais e psíquicas, artes, cultura, meditação, exercícios físicos, encontro com familiares e amigos.

E o mais importante: habituar-se a sentir e refletir bom humor.

Vai ajudar a tirar a sujeira e a diminuir a sombra e o escuro que inconscientemente geramos.
Com essas práticas, poderá estar mais consciente e equilibrado para, com renovada energia, largar para mais uma jornada profissional no próximo campeonato que em breve se inicia. 
Sua lista de pontos e pesos que anotou cuidadosamente e classificou durante sua avaliação servirá de referência para o controle, comparação e aprimoramentos que acontecerão ao se iniciar o novo campeonato. E ao longo dos campeonatos, mostrará onde avançou, se manteve ou ficou para trás, para novo “pit stop”.
 
Que possa lhe ser útil e ajudá-lo a vencer cada etapa – dia, semana e mês – traduzindo-se no desenvolvimento de sua carreira profissional, que é um elemento chave para a conquista de seus sonhos, suas metas e sua satisfação.

BOAS FESTAS E PRÓSPERO CAMPEONATO, SYN!

Shine Your Nature!

#shineyournature

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *