7 Valores das Empresas Vencedoras: Quais São as da Sua?
Quando se trabalha com gestão e desenvolvimento dos Seres Empresas, é importante estar avaliando os impactos que geram no Ser Ambiente.
Isso é vivenciar o Senso Sistêmico.
Isso parece, a princípio, ser de pouco valor para os diretores.
Porém, com o passar dos anos e o desenvolvimento dos negócios, em determinado momento, surge como elemento estratégico.
E os tempos atuais são a prova desse valor.
Em vista da importância do tema, traduzi um post que acredito, vai ajudar a refletir como os valores são importantes…
Muito se fala em cultura empresarial, aquela que é transmitida pelos diretores e gestores, certo?
Porém, para mim, o mais importante são os valores.
Valores são a base de qualquer cultura, assim como o 5S e a TPM são as da qualidade.
Nos meus trabalhos nas empresas, até onde já fui, descobri que a cultura não existe… ou seja, a cultura das empresas é não ter cultura alguma, infelizmente!!!
Aprecie o depoimento abaixo, de Tim Leman, CEO da GIBSON.
E depois comente quais são os valores de sua empresa.
Vale muito incluir seu comentário, para a troca inteligente e necessária de ideias reais.
Boa leitura! (os negritos são meus)
“Valores chave podem impulsionar você ou sua empresa para o sucesso.
Eles abrangem tempo, as empresas e o segmento em que está inserida.
Eles abrangem tempo, as empresas e o segmento em que está inserida.
Aqui estão sete que me serviu bem:
1. Coloque seus clientes no topo da sua lista
Agora eu sei que este valor é debatido por alguns.
Não deveriam ser esses seus funcionários?
Você poderia fazer um “case” para isso.
Mas se os seus funcionários são o foco número um, então você realmente só tem um clube de pessoas muito legais.
E os clubes não são empresas.
E os clubes não são empresas.
Talvez sejam seus proprietários?
Eu entendo por que algumas empresas tomam essa atitude, mas busquem boa sorte dirigindo esse tipo de cultura quando o foco número um forem os proprietários.
Então, para mim, o motivo maior tem que ser as pessoas que pagam suas contas – seus clientes.
Para começar, não estão resolvendo parte de seus problemas da sua missão? É provável que seja a paixão que impulsione o seu negócio!
Em segundo lugar, concentrando-se em suas necessidades e soluções para ajudá-los a vencer, vão ajudar muito na inovação e na condução em sua empresa.
2. É sobre a equipe, não você
Cerque-se de grandes pessoas
Pessoas mais inteligentes e mais brilhantes e talentosas que você.
Dê-lhes uma pista para correr e evite obstáculos em seu caminho.
Os apoie e os alimente.
Que sejam o time de sua escolha.
Eu vejo um monte de pessoas em cargos de liderança que estão subindo a escada apenas para seu próprio benefício.
São impulsionados pelo ego.
Ao longo do caminho você verá os destroços que deixam para trás.
Eles não percebem que terão mais sucesso ajudando os outros a vencer.
Sim, bons líderes são necessários.
Sim, eles fazem a diferença.
Mas bons treinadores não vão muito longe sem os jogadores certos.
3. Fazer as coisas certas é fundamental
O funcionamento de seu negócio com total integridade não pode ser uma opção.
E o mesmo vale para sua equipe.
Eles precisam ver essa integridade no topo e você deve manter todos responsáveis.
Isto significa tratar bem seus clientes e consumidores e, também seus fornecedores e principais centros de influência.
Isso significa fazer a coisa certa internamente também.
Você terá que tomar algumas decisões difíceis, mas você sempre pode ter certeza que está sendo feito da maneira certa.
4. Inovação vem de parceria e colaboração
Se você não está inovando, você está morrendo.
Inovação já não é mais nos grandes silos da empresa, onde uma ideia é executada por meio do marketing, o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, de volta à liderança e, em seguida, é empurrado para baixo para os “demais”.
A inovação pode acontecer todos os dias – pelo menos deveria.
Você tem o dever de ouvir sua gente e seus clientes.
Você tem que observar o que os colegas e concorrentes estão fazendo.
E você precisa trabalhar em conjunto.
Seus clientes querem ter sucesso e eles contam com você para levá-los lá.
Eles não esperam que você tenha o monopólio do mercado em todas as grandes idéias.
Eles só querem que você possa ajudá-los a ganhar.
Eles não esperam que você tenha o monopólio do mercado em todas as grandes idéias.
Eles só querem que você possa ajudá-los a ganhar.
Então quebre algumas louças.
Desenvolva um novo produto em conjunto com um concorrente antigo.
Seja parceiro de um negócio complementar ao seu, para fornecer uma nova solução.
Você vai se surpreender com o que você poderá desenvolver e quanta diversão há no processo.
5. Não há lugar para a energia negativa
Todo mundo, inclusive você, pode controlar a sua atitude e perspectiva.
A energia positiva é um longo caminho para superar os desafios diários e semanais que você enfrenta.
Nem sempre tudo vai dar certo.
É como você lida com isso.
Um conselho de cautela:
não sufoque o feedback corretivo.
Certifique-se de seu pessoal sabe que você e sua equipe de liderança querem ouvir o que não está funcionando direito.
Mas ensine-os a virem com algumas ideias sobre como isso pode ser corrigido.
Ao observar os líderes positivos que eu conheço, eu às vezes ouço sussurros de outros como “eles fizeram bem, mas eles nunca enfrentaram o que temos” ou “desejo que eu pudesse ser tão feliz como eles foram”.
O engraçado é que eu sei que eles têm enfrentado enormes obstáculos e venceram.
Eles só encontraram os desafios para serem oportunidades para melhorar e melhorar.
Eles só encontraram os desafios para serem oportunidades para melhorar e melhorar.
6. Trabalhar duro deve ser uma parte da receita
Seja o que for que você faz, você vai fazer mais do mesmo, tornar-se melhor no que faz, e, finalmente, ter mais sucesso quando você trabalhar mais nisso.
Pergunte a qualquer empresário ou pessoa de sucesso e você vai, sem dúvida, ouvi dizer que eles trabalharam duro para chegar onde estão.
7. Esteja nisso para o longo prazo
Comprometa-se com o sucesso de seus colegas, a sua empresa e sua comunidade.
Todos eles andam de mãos dadas.
Crie um lugar onde sua equipe pode crescer e ser bem sucedido.
Dê-lhes a oportunidade de brilhar.
Faça os investimentos que precise para ser grande.
Isto inclui o seu tempo e os seus recursos.
Às vezes, a grande recompensa virá depois que você se foi.
Mas, isso é que é um legado!
Às vezes, a grande recompensa virá depois que você se foi.
Mas, isso é que é um legado!
E ajude a tornar sua comunidade um lugar melhor.
Para muitos, isso só faz sentido e se sente como um dever.
Para muitos, isso só faz sentido e se sente como um dever.
Mas se isso não acontecer, considere o lado do negócio.
Sem uma comunidade forte, você não terá os consumidores que precisam de seus produtos e serviços.
Você e seus clientes terão uma escassez de talentos grave.
O que você tem, então?
Você e seus clientes terão uma escassez de talentos grave.
O que você tem, então?
Qual é o risco?
Os valores centrais são um guia fundamental para você e para o seu pessoal.
Das atividades do dia-a-dia para a estratégia de longo prazo, eles vão manter você e sua organização alinhados, fora de problemas, e no caminho para o sucesso (seguido o caminho certo).
Sem eles ….?
Enquanto eu entendo que os valores corretos são geralmente atemporal, há algo a ser dito para os “possuir”.
Se você não tem um conjunto de valores fundamentais ou não os atualizou com o tempo, eu sugiro um exercício conjunto com sua equipe para se desenvolver colaborativamente ou refrescar-se dos valores de sua organização.
Começamos do zero, há alguns anos, mas quando tenho refeito essa lista do “novo”, encontramos ela muito semelhante àquela de 1993.
A coisa mais importante é ter clareza em torno de seus princípios orientadores.
Converse sobre eles muitas vezes.
Exiba-os.
E mais ainda, viva e siga-os em tudo que faz.
Exiba-os.
E mais ainda, viva e siga-os em tudo que faz.
Em breve ele vai se tornar uma segunda natureza para você e sua equipe.