Einstein acaba de expor sua Teoria da Relatividade aos colegas profissionais numa árdua batalha para defender seus pontos de vista, obtendo sucesso, como bem sabemos.
Um dos componentes da famosa fórmula E = mc2 é a unidade de tempo.
Escolha qualquer um.
Como está a fazer.
E quanto tempo relativo é preciso dispor (portanto gastar determinada energia) para completá-la.
Ótimo!
Agora vamos observar aquele outro colaborador que também executa a mesma atividade.
É quase certo que poderá ocorrer entre eles variação tanto de tempo como de método.
Continue suas observações com os demais, sempre prestando atenção nesses dois pontos chaves: o tempo que levam para concluir e o método que utilizam…
Já ficou claro e entendeu que, caso seja possível, e na grande maioria das atividades o é, determinar o tempo e o método padrão para se realizar cada uma delas, vai trazer como resultado uma melhor interpretação de cada um dos componentes presentes e atuantes: seres humanos, máquinas, materiais, meio ambiente, manutenção, movimentação e método.
E, com grande probabilidade de, agora sim, poder estimar o mais próximo de uma realidade relativa, o tempo padrão, tendo como base uma metodologia de operação.
Qual é o custo de seu produto e/ou serviço nesse instante?
Quanto significa conhecer e atuar com base em tempos e métodos corretos, para economizar sem comprometer a qualidade de seus colaboradores, produtos e/ou serviços?
As medidas de tempo e o conhecimento do método padrão são a sua melhor referencia para determinar quais são os locais que necessitam de melhorias. Servem para administrar sua produtividade e determinar, em conjunto com outras, qual é o custo padrão do produto e/ou serviço que você e cada colaborador faz e todo o seu negócio desenvolve.

Este é um dos focos de conhecimento prático e teórico em que atuo quando, ao unir a cronoanálise, mapa de processos e o senso humano, entre outras, resultará em maiores, melhores e mais rápidas (dentro dessa nossa realidade relativa) formas de atingir os resultados e as metas planejadas, pois como sabemos, E = mc2