Ciclos e Sensos em tensão permanente e o #fatorSYN!
Sabemos que existem Ciclos pois os vivenciamos individualmente e coletivamente ao longo de nossa cíclica jornada na Mãe Terra.
E mesmo que não queiramos, evitemos ou fechemos os olhos, eles nos afetam e nos trazem sensações e sentimentos que rodopiam como tufões e impactam em nossos pensamentos, ações e intuições.
Imaginemos então isso acontecendo dentro do “Ser Empresa”, que é uma unidade composta de “Seres Humanos” em suas necessárias e dinâmicas posições organogramicas.
Com o passar do tempo e a convivência do dia a dia, verifica-se que
“o caldo engrossa de maneira exponencial”.
E que, caso não adotemos e pratiquemos alguns Sensos, com muita certeza acabamos (indivíduo e coletivo) por simplesmente ficar enredado, enfezado, entupido e engrossado.
O resultado então…. nem é preciso dizer, pois com toda garantia você já conheceu, conhecerá e conhece:
“travou!”
No desenvolvimento de meus trabalhos nos “Seres Empresas” esse resultado aparece em situações diversas, vindos de todos os níveis, desde o CEO até o Porteiro, com frases (que talvez já tenha ouvido) tais como:
“Toda 2a. feira é a mesma coisa…”
E na sua empresa é muito provável que também aconteça às 3as., 4as….
“Sabe, essa é a última semana do mês e por isso…”
Porque será que existe essa phoderosa semana?
“Pô! mas eu já falei isso mais de 1.000 vezês e…”
Impressionante como escuta-se muito e pratica-se pouco.
E muitas outras… em estado de tensão permanente.
Pois bem, uma das formas de, vivenciando os Ciclos e conviver com as tensões necessárias (e reforço …. necessárias!) é adotar Sensos.
Quem já curtiu minhas atividades, tanto em capacitação como em trabalhos de aconselhamento, consultoria e mentoria, sabe do que estou a me referir:
Os Sensos precisam, podem e devem ser despertados em cada um de nós “Seres Humanos”, principalmente quando vivenciados dentro do “Ser Empresa”.
Entre vários Sensos, destaco aqui o que minha sensibilidade (prática de Sensos) conseguiu até este instante absorver:
Senso Familiar
Que nos brinda com Genes, DNAs, RNAs e onde reproduzimos com Amor nossos descendentes.
Senso Social
Vida em aglomerados urbanos, onde assumimos nosso “Ser Hurbano”.
Sensos da Qualidade
Conhecidos como “5S”
O mais importante aqui é Criar a Sensibilidade da importância de se Sentir em 1o. lugar e depois ampliar esse Senso para fora de si, como ondas concêntricas (aquela pedra que se atira na água, afunda e gera ondas, sabe?).
E, com isso entender que você é assim, o outro que convive com você também é assim, a empresa é assim, o ambiente é assim!
Essa consciência de Ciclos e Sensos precisa ser e estar desperta.
E junto com estes 2, um elemento fundamental, que vai ser o combustível de conexão a movimentar em todos os sentidos tridimensionais e muitos mais… o Fluir.
Respostas de 2
Eis uma outra forma de "sentir" o que está a ocorrer neste momento de mudanças reais, doídas e necessárias, para o crescimento individual, grupal, organizacional, social e ambiental:
(HSM _ 05/12/2011)____
Empatia e emoção como modelos de negócio _____
Jagdish Sheth defende a construção de modelos alicerçados em valores como empatia e sob a ótica do novo capitalismo…
http://hsm.com.br/editorias/marketing/empatia-e-emocao-como-modelos-de-negocio
outra maneira inteligente de compreender a energia do "Fator SYN!", muito bem sedimentada: A DANÇA DA COOPERAÇÃO _ Pessoas tendem a ser mais empáticas quando executam ações simultâneas (artigo da revista Mente & Cérebro):
http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/a_danca_da_cooperacao.html