Senso sistêmico & Entropia

Você, eu, todos e o tudo que nos envolve são Seres Sistêmicos. 

Estamos em um infinito e multidimensional Universo. Habitamos um mesmo tridimensional e limitado planeta.

Agora, adicione uma pitada de diversidade. Multiplique pelas variações e oscilações de localização espacial geográfica e climática terrenas. Repare, também, que acontecem ciclos, que vão e vem. Ciclos acontecem dentro e ao nosso redor tridimensional, vibram no Tempo e no Espaço. São espirais multifacetadas e inter-relacionadas. Assim acontece o milagre da Vida por aqui.

Assim aconteceu você. E você, indivíduo, é o incrível ponto central em sua breve jornada dentro deste limbo no Tempo e Espaço.

Você possui plena consciência de Sua existência?  E, destes fenômenos cíclicos acima?

Vamos, por alguns instantes, viajar de volta ao início de nossa jornada humana, após nascermos, após 9 meses de gestação. E cá estamos.
Conforme o Tempo passa, outros componentes cíclicos passam a transitar em nosso cotidiano, com interferências diretas e indiretas em nossa transformação.

Somente tomamos consciência dessa ¨realidade¨ com o ciclo dos dias e o desenvolvimento biológico. Em determinado momento, novas sinapses associam e conectam o Ser Ambiente com nosso Ser Interior.

Dois seres macros. Infinitos e limitados. Assustadoramente alucinados. Ciclicamente conectados.

O primeiro e mais significativo é o Ciclo Familiar.
Este fornece, dada nossa total dependência enquanto recém-nascidos e nos primeiros ciclos anuais da Vida, alimentação, aconchego, guarda e amor.
Evoluímos.
Encantados, passamos a descobrir o Ciclo Social e, quando saímos para passear e curtir o céu azul e tomar sol descobrimos, maravilhados e envergonhados, que outros Seres Humanos, iniciam contatos e trocam linguagens verbais, dos sentidos e corporais conosco.
Os anos passam. A evolução biológica e mental avança.
E, a jornada prossegue, com novas descobertas e aprendizados, seja pela dor, seja pelo Amor. Crescemos e, nos tornamos ¨gente grande¨. Lá pelos 20 anos terrenos, começamos a Vida adulta e plena, como Seres Humanos.
 
Com isso, passamos a saber que existem Ciclos pois os vivenciamos individualmente, coletivamente e ambientalmente, ao longo de nossa jornada na Mãe Terra.
 
E, mesmo que não queiramos, evitemos ou fechemos os olhos, eles nos afetam e nos trazem sensações e sentimentos que rodopiam como tufões e impactam em nossos pensamentos, ações e intuições.
 

Enquanto indivíduo isso já é um tremendo desafio, não é verdade?

Imaginemos então isso acontecendo dentro do “Ser Empresa”.

Este ser é uma unidade viva, composta de “Seres Humanos” em suas necessárias e dinâmicas posições orgasmogramicas. É um mundo e, como tal, traz muita energia e desafios, tanto corporativos quanto individuais. Os reflexos acontecem e, com o passar do tempo e a convivência do dia a dia, verifica-se que “o caldo engrossa de maneira exponencial”.

Como sobreviver ao adicionar este cenário empresarial?

Caso não adotemos e pratiquemos alguns Sensos, com muita certeza acabamos (indivíduo e coletivo) por simplesmente ficar enredado, enfezado, entupido e engrossado.
O resultado então…. nem é preciso dizer, pois com toda garantia você já conheceu, conhecerá e conhece:
“TRAVOU!!!”
 

No desenvolvimento de meus trabalhos nos “Seres Empresas” esse resultado aparece em situações as mais variadas e diversas, vindos de todos os níveis, desde o CEO até o Porteiro, com frases (que talvez já tenha ouvido) tais como:

“Toda 2a. feira é a mesma coisa…”
E na sua empresa é muito provável que também aconteça às 3as., 4as….

“Sabe, essa é a última semana do mês e por isso…”
Porque será que existe essa phoderosa semana?

“Pô! mas eu já falei isso mais de 1.000 vezês e…”
Impressionante como escuta-se muito e pratica-se pouco.

E muitas outras… em estado de tensão permanente.

Pois bem, uma das formas de, vivenciando os Ciclos e conviver com as tensões necessárias (e reforço …. necessárias!) é adotar e praticar a sensibilidade aos Sensos.

Quem já curtiu minhas atividades, tanto em ensino como em trabalhos de aconselhamento, consultoria e mentoria, sabe do que estou a me referir:
Os Sensos precisam, podem e devem ser despertados em cada um de nós “Seres Humanos”, principalmente quando vivenciados dentro do “Ser Empresa”.

Entre vários Sensos, destaco aqui o que minha sensibilidade (a prática de Sensos) conseguiu até este instante absorver:

Senso Sistêmico
Somos (eu, você, o outro, todos) e, também as empresas (departamentos, setores, times) e o ambiente (interno e externo). Com especial destaque ao Senso Sistêmico Macro.

Senso Familiar
Que nos brinda com Genes, DNAs, RNAs e, onde reproduzimos com Amor nossos descendentes.

Senso Empresarial
Com seus setores e suas dinâmicas em gestão.

Senso Social
Vida em aglomerados urbanos, onde assumimos nosso “Ser Hurbano”.

Sensos da Qualidade
Composto de duas frentes: a qualidade prática que é a adoção dos “5S” e, a qualidade mental que é o Ciclo PDCA.

O que é mais importante e significativo?

O mais importante aqui é Criar a Sensibilidade da importância primordial de se Sentir em 1o. lugar e, depois ampliar esse Senso para fora de si, como ondas concêntricas (aquela pedra que se atira na água, afunda e gera ondas, sabe?) e, com isso entender que você é assim, o outro que convive com você também é assim, a empresa é assim, a família é assim, a sociedade e o ambiente também são assim!

Ah! E como entra nesse processo a tal da Entropia?

Isso vou contar quando estivermos juntos, dada sua participação ativa e reativa 😉

Muito bem!! Continuemos…

Essa consciência de Ciclos e Sensos precisa ser e estar e se fazer desperta.

E junto com estes dois, adicionar dois elementos fundamentais, que servem de combustível e suporte de conexão a movimentar Suas Energias em todos os sentidos tridimensionais com muitos mais…

Fluidez e Equilíbrio.

Agora Syn!
 
Juntado os Ciclos, os Sensos, o Equilíbrio e o Fluir e a Entropia, pode-se vivenciar integralmente o “SYN!”

SYN!

significa Sinergia Próspera Fatorial. E vibrar Shine Your Nature!

É com isso que me apaixono… com o “SYN!”

É com isso que acredito poder acrescentar em todos os Seres (Humanos, Familiares, Sociais, Empresarias e Ambientais) uma pitada de SYN! Sinergia Próspera Fatorial e Shine Your Nature! para, juntos, fazer valer o esforço, o trabalho, a colaboração, a co-criação, superação e o eterno aprendizado, que é irradiar o conhecimento, com valor inestimável.

Vamos juntos nessa. Entre em contato para agendarmos essa conversa, em forma de palestra presencial ou virtual para você, seja diretoria, conselhos, gerencias e tomadores de decisão para times e equipes.

Será uma valiosa contribuição para compreendermos como prosseguir no futuro, com sinergia, resiliência e coordenação empática.

Esta palestra SENSO SISTÊMICO & ENTROPIA pode ser realizada in-company-presencial ou on-line-ao vivo-virtual, com duração de 90 minutos, incluso debates e orientações práticas para aplicação imediata.

Avante sempre, syn!

NOVA ERA. NOVAS ATITUDES. MUITA CONSCIÊNCIA SISTÊMICA, SYN!

i-sensosistemico-entropia

Conheça e solicite minhas outras palestras com temas iterativos e provocantes:

vamos sinergizar

contate & siga rico nas redes sociais

Compartilhe: