Sua empresa possui “DePrê” ou “RH”?

DePrê ou RH? Administrar Capital Humano requer entender círculo vicioso que DEVE ser eliminado já!

 

Vivemos momentos de mudanças, algumas mais profundas e outras, em sua maioria, mais superficiais, porém ambas afetam sobremaneira a forma de administrar seres humanos.

Sinto que neste instante vivemos uma crise de forma de atuação quando o assunto é DP ou DeP e RH ou Recursos Humanos.

RH ou DePrê ricomader.com.br
O tema é sempre polêmico, como deve e precisa ser.
Afinal, as organizações pequenas e médias vivem um momento de crescimento mais lento que em 2007 e 2008 o que têm dado margem a reavaliar a verdadeira missão do departamento de relações humanas.

Antes de mais nada, sempre que converso com os profissionais desde operários até diretores, é impossível não fazer a pergunta (portanto uma pesquisa):

“Na sua empresa existe um RH ou um DePrê?”

E o que sinto é que a grande maioria ainda navega pelos mares dentro de uma caravela (movida pelos ventos…) que luta para manter-se e avançar rumo ao destino certo. 
Portanto, ainda estão com um DePrê, que realiza a terrível e necessária (?) função de saber se fulano chegou 16 minutos atrasado, se saiu e não voltou (vc voltaria?) e outras tarefas de um mundo arcaico, semi-escravo e que não motiva nem gera interesse ou vontade de estar presente por inteiro, ou seja, de corpo_mente_alma.

 

Os tempos mudaram desde que Herman Hollerith (1860-1929) criou sua máquina de perfurar cartões e com isso passarmos a “bilhetar os trabalhadores”.

Nas capacitações sempre conto que uma grande empresa que conheci, possui cerca de 3 mil colaboradores e… pasmem…. nenhum deles “bate cartão”!!!!

Isso é um grandioso trabalho de RH com letras maiúsculas.
E integrado fortemente com o planejamento estratégico, tático e operacional com cada departamento, desde qualidade até direção.
Está mais do que na hora de começar a transformar seu DePrê em RH e passar a realizar a verdadeira mudança na Relação Humana, sob pena de se manter um círculo vicioso, que sempre volta ao mesmo ponto:

“Seu negócio existe para satisfazer seus clientes internos e externos ou seus clientes continuam sendo um mal necessário?”

Se em sua organização, ainda não foi iniciada essa mudança, vamos conversar já!!

Conheça e solicite para seus profissionais o SISTEMA CO-ATIVO DE QUALIFICAÇÃO, que traz mais de 10 temas para desenvolver habilidades e aprimorar aptidões e pode ser realizado nos formatos Presencial e/ou On-line Ao vivo. Hora de investir e mudar, antes que seja tarde demais.

SYN!

Shine Your Nature!

#engenharia #tecnologia #consultoria #mentoria #cursos #palestras #shineyournature

PS: Se gostou, compartilhe com sua rede de contatos aí na empresa e nas redes sociais. Se tiver dúvidas ou queira compartilhar suas sensações, deixe seu comentário e conversamos. Syn! Vibro que aprecie muito!

Conheça meu trabalho. Clique para acessar o portfólio:

ricomader portfolio

Respostas de 6

  1. Luiz Pascoal e Augusta Santos,
    Gratos pelos coments.
    Vivemos um momento de mudanças sutis e radicais, fruto da necessidade dos "Seres Empresas" descobrirem que já estamos no século XXI, que será reconhecido como um momento da volta ao que mais precioso existe para qualquer empresa: o "Ser Humano".
    A grande diferença que sentiremos é que já não mais esses ser se acomoda, se cala, se esconde na pobre e frágil linha organogramica, onde só vale o de cima prá baixo.
    Hoje e cada vez mais, um Senso Múltiplo precisa pulsar e fluir em todas as direções e sentidos, senão não valerá a pena o esforço diário e dedicado, onde somente o lucro financeiro é a meta.
    Próspero 2012 e um futuro de Unicidade na Multiplicidade a vcs e todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *