img-4

2 indicadores de valor para ATIVOS e MANUTENÇÃO

Conheça e acompanhe 2 indicadores de valor para ATIVOS e MANUTENÇÃO que geram produtividade e ganhos em seus investimentos.

Uma vez definido e escolhido o valor a ser realizado do Capital Imobilizado em prédios, galpões, veículos, máquinas, equipamentos e soluções sob encomenda, o próximo desafio é sua gestão operacional, concorda?

Pesquisa da CX Group indica:

“93% das empresas consideram que os seus processos de manutenção não são eficientes e 44% das fábricas gastam mais de 40 horas por semana nesses processos”. 

Fica óbvio que é fundamental controlar seus ATIVOS e fazer com que estejam disponíveis a maior parte do tempo pois isso indica forte comprometimento em garantir os resultados finais.

Entra em ação os dois principais setores: ASSISTÊNCIA TÉCNICA e MANUTENÇÃO para que respondam com eficiência (curto prazo) e eficácia (longo prazo) no dever de “deixar sempre pronto para operar” seus ativos.

Considerando esse “pequeno grande detalhe”, como gosto de frisar em meus trabalhos junto às empresas, trago dois interessantes indicadores que vale aplicar em seus negócios:

ROA = Return On Asset – Retorno Sobre o Ativo

ROE = Return On Equity – Retorno Sobre o Capital Imobilizado

Vamos explorar ambos.

ROA – Retorno sobre o Ativo

É um indicador que avalia a LUCRATIVIDADE de sua empresa mediante seus lucros ativos.

O cálculo é feito com o valor do LUCRO LÍQUIDO dividido pelos ATIVOS da sua empresa.

Identifica que a alocação dos recursos investidos pelos acionistas se destaquem, para serem analisados sobre suas rentabilidades e, se sua empresa está a fazer bom uso de seus recursos.

ROE – Retorno sobre o Capital Imobilizado

É outro importante indicador que mostra ao mercado o quanto a sua empresa consegue agregar valor a si mesma com seus próprios recursos.

O cálculo é feito ao levantar o LUCRO LÍQUIDO ANUAL dividido pelo PATRIMÔNIO LÍQUIDO MÉDIO.

Uma vez identificado, serve de referência para que se possa analisar o potencial e a estabilidade do momento de forma que os investidores saibam o quanto de LUCRATIVIDADE ela pode trazer com novos investimentos.

Com ambos – ROA e ROE – conhecidos e acompanhados, entra em cena o delicado elemento operacional: GESTÃO DA MANUTENÇÃO.

Nessa gestão da manutenção surgem PONTOS CRÍTICOS, tais como:

  • Tipo de Manutenção: preventiva; corretiva, preditiva; emergencial

  • Informações do(s) Equipamento(s): código; localização, situação encontrada; peças e itens trocados

  • Atendimento: data/hora de abertura da chamada; data/hora do início; data/hora do término; registros técnicos e comentários adicionais

Com os avanços da TIC (Tecnologia da Informação e da Comunicação) e a entrada na INDÚSTRIA 4.0 que tal evoluir, com excelente Custo X Benefício, para que os profissionais de manutenção usem seus smartphones e possam registrar cada atendimento e todos os detalhes da chamada?

2 indicadores de valor para ATIVOS e MANUTENÇÃO

GESTÃO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA, MANUTENÇÃO & ATIVOS 4.0

Nossa solução ajuda você a manter equipamentos, instalações, veículos e itens diversos da sua empresa em ótimas condições, a fim de maximizar seus benefícios.

Comece agora mesmo a reduzir custos de compra, níveis de estoque, custos de gerenciamento do estoque, enquanto seus funcionários são mais produtivos!

  • Gestão completa para planejar, organizar e executar a assistência técnica e a manutenção de todos os tipos de ativos de sua empresa, controlar fornecedores, gerenciar equipes, gerenciar estoque de peças e peças de reposição, controlar os custos de manutenção, gerenciar orçamentos, emergências e garantias.

  • “Operação Mobile” por meio de aplicativo desenvolvido para seus profissionais que trabalham fora do local e/ou em terceiros é uma ferramenta para acessar instantaneamente rotas de manutenção ou inspeção, receber alertas e executar tarefas.

  • Poder inserir soluções de hardware* para monitoramento via Internet das Coisas (IoT) que permitem conectar sensores aos ativos da sua empresa em tempo real. Com isso, é possível detectar ou até prever falhas antes que elas ocorram e alertar os operadores sobre interrupções em tempo real, reduzindo significativamente os custos e aumentando a produtividade (* entre em contato).

  • Solução TIC classe mundial e compatível com a ISO 55000. Atende setores dedicados à manufatura, prestadores de serviços, mineração, instalações, hospitais e clínicas, frotas ou transportes, empresas de construção, administração de cidades e setor público, entre muitos outros.

  • Obter total controle de sua: Planta & Produção; Infraestrutura; Qualquer tipo de veículo e até de seus Imóveis.

Trabalhar a equipe para desenvolverem pequenas e constantes melhorias relacionadas à prestação dos serviços, vida útil de equipamentos, custos com materiais, mão de obra e outros custos do setor.

manutenção e ativos com tecnologia

Nossa solução tecnológica traz importantes benefícios, após sua adoção, tais como:

gestão de ativos e da manutenção

O que você precisa fazer agora, se deseja obter ganhos em produtividade, competitividade e destaque em lucratividade e rentabilidade?

Envie uma mensagem agora para solicitar uma apresentação online dos principais recursos e vamos juntos, identificar necessidades e aderências possíveis entre sua realidade e como tornar real aplicar a nossa solução Solução de Gestão de Assistência Técnica, Manutenção & Ativos 4.0

Eis clientes que já estão a conquistar rentabilidade e mais clientes com a solução TIC de Gestão de Ativos & Manutenção:

img-8

img-9

img-10

img-11

Chega de retardar e se irritar com perdas evitáveis quando o assunto é GESTÃO DE ATIVOS E MANUTENÇÃO.   

Entre em contato agora e solicite sua demonstração.

Conheça meus serviços de consultoria e mentoria empresarial e, solicite para preparar sua Manutenção e Assistência Técnica a vencer os desafios em serviços especializados, daqui em diante.

Shine Your Nature!

SYN!

#ativos #manutencao #manutencao4pontozero #gestaodeativos #ROA #ROE #shineyournature

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *