Aperfeiçoamento traz a necessária qualificação profissional

  • por

Qualificação, capacitação e aperfeiçoamento profissional passam a ser fundamentais para sua empresa.

Iniciei meu trabalho como instrutor em 2003. São 18 anos – maioridade 🙂 – envolvidos com essa missão, entre outras atividades que realizo, como consultorias, mentorias e aplicação de soluções TIC.

Confesso que iniciar nessa atividade de instrutor era principalmente poder levar as vivências e experiências nas funções que, até então, exerci nas empresas pelas quais trabalhei, desde 1978, como estágios, durante a formação em engenharia da produção e, depois, como profissional formado.

Hoje, refletindo sobre essa trajetória como instrutor para mais de 4.000 pessoas, de empresas de diversos segmentos e tamanhos, espalhadas nesse brasilzão, sinto-me grato por compartilhar o conhecimento e, com humildade, contribuir para cada uma dessas pessoas, numa potente e valiosa troca de ideias, histórias e dicas. Ensino e aprendo. Busco construir em cada curso, treinamento e palestra, unir os focos profissional e pessoal.

Entendia e hoje, isso ficou em evidência, que é importante unir a prática com os conceitos das funções e, melhor ainda semear as habilidades que cada um de nós, Seres Humanos, trazemos e precisamos criar consciência na delicada gestão do relacionamento, que começa por mergulharmos dentro de nós, compreender os vários Corpos que recebemos, para encarar e superar a jornada do Viver.

Para empresários, diretores, conselheiros e lideranças nas empresas, sugiro que separem um percentual de seus resultados positivos de negócios – algo entre 2% a 3% – para investirem em aperfeiçoamento das pessoas que aí trabalham.

Os ganhos virão em curto, médio e até no longo prazo, para cada um e todos. Pode acreditar!!

Iniciamos a segunda década do século XXI.

Somos um rico país. Precisamos urgente assumir nosso compromisso, enquanto gestores de negócios, para proporcionar às pessoas em suas funções, adquirirem e aprimorarem suas habilidades e aptidões.

Segue artigo abaixo, na qual destaco alguns pontos que confirmam e reforçam tudo que acima escrevi:

PANDEMIA POTENCIALIZA FALTA DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA NA INDÚSTRIA – publicado em 26/08/2021

Escassez atinge funções do nível técnico ao superior, incluindo operadores; Investir em competências da indústria 4.0 é a chave para o caminho do sucesso, diz especialista.

Embora o desemprego tenha atingido 14,7% da força de trabalho no Brasil, o setor industrial segue enfrentando dificuldades para encontrar mão de obra qualificada. De acordo com um estudo publicado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) em 2020, cinco em cada dez indústrias não conseguem encontrar profissionais qualificados.

E um dos principais fatores para que isso esteja acontecendo é a má qualidade da educação básica no país, segundo Thiago Korb, Gerente de Educação Básica e Profissional da SESI-SENAI/SC.

“Isso também acontece na formação profissional, no entanto, é essencial preparar os jovens desde a base para uma condição importante de qualificação. A falta de mão de obra é algo crônico no Brasil,  não é algo advindo da pandemia, mas é claro,  ela intensificou essa escassez”, afirma.

No Brasil, além da falta de escolaridade ser apontada como um dos principais fatores para encontrar mão de obra qualificada, segundo a CNI, a recessão em 2015 e 2016, e os anos seguintes de lenta retomada da economia, também colaboram para o atual cenário.

Para Korb, a reforma do novo Ensino Médio no país, assim como o investimento em qualificação e requalificação de trabalhadores, são ações de curto e longo prazo que podem trazer soluções para as indústrias. Outro dado importante citado no estudo da CNI é onde está a falta de mão de obra. A grande maioria (96%) das empresas tem dificuldade de encontrar operadores.

Ainda na área de produção, 90% das empresas relatam que têm dificuldade para preencher vagas de nível técnico. E na contramão disso, 82% das empresas dizem que têm dificuldade de investir na formação dos seus trabalhadores.

“Esta é uma equação complexa de ser gerenciada porque há falta de qualificação, mas também há falta de recursos para investir na formação desses profissionais”, avalia. Ainda de acordo com o estudo, a falta de profissional qualificado prejudica 97% das empresas que enfrentam esse obstáculo. Isso reflete diretamente na produtividade e na qualidade do produto.

Na Indústria 4.0 as cadeias de suprimentos terão que ser mais enxutas, mais ágeis, mais resilientes e mais ambientalmente sustentáveis.

Dados da CNI apontam para um futuro cada vez mais alinhado à indústria 4.0, sendo que 78% das empresas já estão investindo em tecnologias digitais.

Sobre a questão das skills (aptidões) mais procuradas no mercado, Korb aponta uma situação que tem sido cada vez mais comum.

“As pessoas são contratadas pelas suas competências técnicas, mas são desligadas por competências socioemocionais. E isso impacta de uma forma muito significativa.”

Para ele, a resolução de problemas complexos e o pensamento criativo estão entre as softs skills mais demandadas.

Uma dura realidade, concorda?

Trago minha contribuição para que você, em sua empresa, possa construir essa tão urgente e necessária qualificação e requalificação. Acesse o documento com todas as informações sobre como começar e os setores e suas funções que posso atender e vamos, juntos, preparar pessoas e profissionais para trabalharem com mais produtividade, competitividade e atingirem excelência para brilharem o seu melhor!

Faça o download, leia com atenção e compartilhe com os colegas, diretorias e Recursos Humanos de sua empresa. Basta preencher o cadastro a seguir e receba por e-mail o documento “SISTEMA CO-ATIVO DE APERFEIÇOAMENTO RICOMADER”.

Ao fazê-lo, você concorda que os dados pessoais fornecidos serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre conteúdos, meus serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados. Você passará a fazer parte de meu cadastro e, poderá pedir para sair sempre que quiser:

Fonte para o artigo em destaque: clique aqui

Até breve e Avante sempre, syn!

Shine Your Nature!

SYN!

#shineyournature #engenharia #consultoria #mentoria #treinamento #solucoesTIC

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *