img-4

Soluções TIC: 4 considerações e iniciativas

Soluções TIC você queira, goste, necessite, ou o inverso, atingiram elevado grau de presença.

E, com a invasão da pandemia de COVID-19, que paralisou o planeta em março de 2020, passou a ser o mais importante meio comunicação.

Para estabelecermos o mínimo de contato e interação com pessoas, colegas, familiares, sociedades e a realização de negócios locais, regionais, nacionais e mundiais.

Para as empresas, deixou de ser apenas um coletor e administrador de dados.

Tornou-se tão importante quanto gerenciar as finanças e outras atividades, para uma jornada empresarial de sucesso. Ganhou status de “PONTO CRÍTICO DE SUCESSO” para a sobrevivência ou definitivamente … implodir!

Fomos e estamos afetados por essa realidade de altos riscos, tanto na saúde humana quanto na empresarial.

Dentro desse cenário, vale explorar o tema e algumas considerações, para trazer provocações, reflexões e gerar iniciativas possíveis de serem adotadas por você para sua empresa, independente de localização, segmento e tamanho.

A Necessidade de “Sair do Quadrado”

Ainda existe um grande equívoco sobre a TIC – Tecnologia da Informação e da Comunicação – como ser apenas aquele setor ou serviço terceirizado.

E, cuja principal tarefa é manter os Hardwares funcionando, preparar os ambientes para que computadores – desktops, notebooks, smartphones e receptores de sinal digital – funcionem corretamente.

Ou, os Softwares – sistemas operacionais, ERPs, backups, atualizações, proteções, logins e senhas – estejam prontos, sempre que alguém aí na empresa necessitar.

Essa é uma visão limitada.

É preciso, urgente, mudar para que seja considerado como um contribuidor valioso para o modelo de negócios da empresa, com foco no atendimento das expectativas dos clientes, nos mercados em que sua empresa atua.

E, isso inclui o desejo do setor de TI passar a ser “O” setor de TIC e mais, ir além do “seu quadrado”.

Deixar de ser re-ativo para ser ativo protagonista no dia-a-dia dos negócios, ir de encontro aos colegas e praticar o GEMBA.

Sentir as dificuldades, as dúvidas e buscar formas de atender a essas demandas internas, realizar questionamentos para que as respostas ajudem a desenhar o que realmente vai trazer mais agilidade em suas rotinas e nas tomadas de decisão, independente das funções dos seus colegas, dentro da empresa.

Conhecer as pessoas e sua equipe permitirá que o setor de TIC construa um modelo vivo e sustentável na entrega da melhor solução tecnológica.

Isso é importante, porque se ninguém sabe como usá-la, então não é uma solução, é tão somente um hardware ou um software.

Será menos sobre o que você fez e sua resposta e, mais sobre como entender seus colegas, o que eles enfrentam e suas lutas.

Seus colegas possivelmente tem dificuldades com seus objetivos de crescimento de receitas ou redução de custos.

Se você começar a entender isso e se tornar o motor de inovação para eles, isso mudará sua reputação na empresa.

Se você é a fonte de novas ideias, não é apenas mais um colega na empresa.

Você se torna seu parceiro de transformação daqui para frente. As energias positivas disso são enormes, acredite!

O Valor da TIC é tão Importante Quanto o do Financeiro

Ao cultivar relacionamentos fortes dentro da empresa, considere que, um dos mais importantes é aquele com o setor Financeiro. E você, do setor de TIC, deve e precisa reservar um tempo para investir nisso.

É fundamental que eles entendam os “PORQUÊS” do que vocês estão fazendo. Lembre-se de que, como qualquer outro bom relacionamento, uma vez que eles entendam os porquês, começarão a realmente sentir qual é a missão do setor de TIC.

Agora, Finanças e TIC são os dois setores que realmente têm responsabilidade pelo todo.

Lembrar que o setor de Finanças é responsável ​​por todas as atividades financeiras que ocorrem na empresa, independentemente do setor.

E o setor de TIC responde por todo o fluxo de dados, proteção, segurança, confiabilidade e disponibilidade dessas informações em toda a empresa.

Possuem perspectivas únicas e não têm o luxo de se concentrar apenas em seu setor.

Devem considerar toda a empresa. E esse é um compartilhamento interessante e, que abre permissão VIP, para conversas importantes.

Temas como Cloud Computing, SaaS, Cybersecurity, Quantum Computing, Business Intelligence, Inteligência Artificial, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, E-commerce e outros que passaram a serem motivos de preocupação e planejamento de diretorias, conselhos e stakeholders, precisam ser abordados, debatidos e defendidos.

Desenvolver essa sensibilidade em negócios possibilita esse valor acontecer de uma forma fluída.

Criar analogias e imagens facilita explicar coisas técnicas muito complexas, para pessoas que não vivem e respiram isso todos os dias.

A Importância das Demonstrações e dos Testes Pilotos

Outro critério importante a ser abraçado e praticado é decidir sobre a adoção das soluções TIC, sejam estas desenvolvidas internamente ou oferecidas por meio de terceiros.

Estas soluções TIC precisam estar vinculadas à parte interessada (um ou mais setores, ou diretorias) e dispostas a serem testemunhas, para que andem por aí e dizer a todos que essa solução TIC realmente funciona.

Isso é uma coisa maravilhosa e ótima, com impacto nos negócios, porque as pessoas não acreditam e, muitas têm até medo, quando o assunto é TIC.

E, com toda sinceridade, se você não conseguiu convencê-las, muito menos convencerá o resto da empresa.

Acompanhar as novidades e notícias em TIC é oportunidade a ser considerada, para conversas informais, naqueles momentos de resfriar a cuca e tomar um café.

Esteja aberto para receber e conhecer as soluções TIC.

Ser uma porta de recepção à sua empresa, trazer as pessoas de setores diretamente envolvidas, aproximar e participar da apresentação (com seu conhecimento técnico) para que a troca ocorra entre todos os envolvidos e, caso avance, acompanhar a demonstração, o primeiro  teste piloto e sua implementação naquele setor.

Como Posso Provocar Esse Movimento por Soluções TIC

Daqui em diante, transformar e vivenciar uma empresa focada e de sucesso, requer uma mudança de mentalidade, uma mudança na cultura e uma abordagem diferente para os temas voltados à Tecnologia da Informação e da Comunicação.

Você pode saber sobre as soluções TIC que trabalho em parceria direta com os desenvolvedores que aqui estão relacionadas e, melhor ainda pode fazer o download (logo abaixo) para receber mais detalhes. 

Eis as principais soluções TIC que trabalho em parceria e que você pode e deve pedir reunião para conhecer em detalhes:

FOCO ADMINISTRATIVO E DE GESTÃO PARA SUA EMPRESA

FOCO OPERACIONAL

Convido você, que atua no setor de TIC, ou profissional interessado e atuante aí na sua empresa, a baixar o documento que preparei, com todo cuidado e dedicação, que traz mais informações sobre cada uma das Soluções TIC acima, além de breve resumo sobre os serviços que desenvolvo, nestes 40 anos de vivência de relacionamentos junto às mais variadas empresas, atuando em engenharia e tecnologia.

Faça o download, leia com atenção e compartilhe com os colegas e diretorias.

Vamos, juntos, buscar as melhores alternativas para entregar respostas em tecnologia, a cada colega e cada setor aí na sua empresa. Essa é nossa missão e nosso compromisso aqui e agora, syn!

Para conhecer as Soluções TIC e suas aplicações, basta preencher o cadastro a seguir e receba por e-mail o documento “SOLUÇÕES TIC PARA SUA EMPRESA”. 

Ao fazê-lo, você concorda que os dados pessoais fornecidos serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre conteúdos, meus serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.

Você passará a fazer parte de meu cadastro e, poderá pedir para sair sempre que quiser:

Shine Your Nature!

SYN!

#engenharia #tecnologia #solucoesTIC #ofuturoagora #solucoesTIC #automacao #mobile #shineyournature

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *