img-4

Manaus: desafios brasileiros em qualificação

Manaus: desafios brasileiros e qualificação. Somos um país continental.

E, dentro desse gigante territorial, há oportunidades e superações a serem encaradas e vencidas. Precisamos compreender ambas, caso se deseje aprimorar pessoas e com elas, dentro das empresas, a ganharem mais conhecimento e orientação, para poderem melhor realizar suas atividades, dentro das funções que lá estão, dia após dia, semanas, meses e anos a desempenhar.

Hoje, estou aqui a relembrar, como foi valiosa e gratificante estar por Manaus, capital do Amazonas, durante uma semana de intensa troca, descobrimentos e traz aquela sensação orgulhosa e revigorante de dever cumprido. Um ano se passou e, parece que foi ontem.

img-7

Como fui parar em Manaus?

Sou paulista e aprendi a conviver na paulicéia desvairada, onde me formei na engenharia de produção em 1983 e depois uma extensão universitária – hoje um MBA – em análise e auditoria de sistemas, em 1986.

Atuei em indústrias até 1986, quando mudei para o segmento de serviços – foco em tecnologia da informação e da comunicação, o famoso TIC – e depois fui encarar o delicado “porta na cara” na atuação em vendas. Com vendas, aprendi a importância do outro lado do balcão e me envolvi com produtos – desde brinquedos até carros blindados – e serviços, com destaque para softwares e hardwares.

Em 2022, após o “great reset” que paralisou o planeta e trouxe para todos nós uma forçada parada e sem podermos nos relacionar física e pessoalmente com outras pessoas, busquei adicionar os parceiros desenvolvedores de soluções TIC.

Entendi que, se até janeiro de 2020, as empresas ainda podiam viver e se desenvolver com algumas tecnologias, à partir de fevereiro 2020 se tornou ponto crítico os investimentos em soluções especializadas, para poderem superar esse tsunami socioeconômico.

E, após 20 anos de trabalhos como instrutor (iniciei em 2003) em cursos de qualificação profissional, com foco no operacional (produção, manufatura, compras, almoxarifado) e seu ecossistema de apoio (logística, supply chain, qualidade, vendas, atendimento ao cliente) sempre em encontros e turmas presenciais – com viagens por várias cidades desse nosso Brasil – partir para formação on-line ao-vivo ocorreu, sem dificuldade alguma.

Lembro que, em 2018, pulsando meu perfil empreendedor, investi em plataforma de educação à distância – cursos no formato EaD – e ofereci cada um de meus cursos e treinamentos nesse formato. Algo que ainda me cutuca e que acredito, pode ser reativado. Planos estão a pipocar por aqui.

Assim, desde 2020 parti para contatos com empresas de cursos e treinamentos em outras localidades do Brasil. Usar a internet como meio passou a ser uma prioridade, concorda?

Em 2022, mais precisamente em abril, nessa busca, encontrei por meio do LinkedIn uma empresa que desenvolve excelentes qualificações e, adivinhe … em Manaus!!!

Contato feito, trocamos boas conversas via whatsapp e com isso realizei, diretamente de Curitiba, um treinamento on-line ao-vivo com o tema TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO EM COMPRAS.

Foi espetacular, syn!

img-8

Isso nos aproximou e assim fui apresentado a outra empresa dentro desse foco também em Manaus e pronto. Fechamos um plano de ação e com os retornos, turmas foram confirmadas e lá fui eu, rumo a Manaus. Que semana inesquecível!!!

Imagine você, sair das restrições desse “great reset” e ir direto de Curitiba até Manaus, passar uma semana inteira como instrutor e voltar … foi demais em todos os sentidos e direções.

Participei de dois encontros in-company, para aprimorar temas envolvidos com ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO PARA COMPRADORES.

Um treinamento aberto focado em GESTÃO DE ALMOXARIFADO & ESTOQUE.

E, um treinamento em SUPPLY CHAIN MANAGEMENT.

Cada turma com suas dinâmicas e o mais incrível, muitas ideias, dúvidas, situações reais e uma rica e poderosa troca de conhecimento. E, poder viver a dinâmica dessa cidade, encravada em plena Floresta Amazônica, com um povo hospitaleiro e miscigenado de várias raças, que se entrelaçam e movimentam a região.

img-12

Se você ainda não esteve por Manaus … planeje sua viagem e descubra quão deslumbrante é a cidade, seu povo, sua história única e, toda uma vibração de Vida, empresarial, meio ambiente florestal que desperta curiosidade e ganância local, regional, nacional e principalmente internacional (vale seguir a #CPIdasONGs e as descobertas de deixar qualquer um “de cabelo em pé!!”, como diziam meu avô e meu pai) , forte movimento de gente pelas embarcações ao longo do rio Amazonas e muitos outros, a ligar e unir cidades, vilas, povoados e aldeias indígenas.

img-13

Quero aqui agradecer pela calorosa recepção, pelo presente fabuloso de um passeio pelo rio Amazonas de barco, com direito a boto cor de rosa, visitar uma aldeia indígena e participar de ritual energético das tradições, as conversas ricas com os profissionais das empresas participantes e das empresas que me contrataram, a alimentação diferente e exótica (que adorei) e poder estar com pessoas empreendedoras de alto impacto e dedicação. Que venham as próximas por Manaus. Uma benção podermos nos unir e irradiar conhecimento, syn!

Conheça, siga e faça contato direto com essas empresas que são excelências em qualificações e outros serviços especializados em Manaus/AM e região:

ORBI-RH

KAIZEN-TECH

Avante sempre, syn!

SHINE YOUR NATURE!

SYN!

#manaus #qualificacao #cursos #treinamentos #engenharia #tecnologia #shineyournature

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *