107 dias para o ano novo. E agora?

  • por

Entramos no período mais delicado e desafiador do ano, do ponto de vista empresarial.

Sua empresa necessita gerar Fluxo de Caixa para atender os compromissos internos no curto prazo, tais como 13o. salário dos funcionários entre tantos outros que são os rotineiros.

Os cenários local, regional e nacional (bem como mundial) indicam oscilações violentas e desequilibradas e a fluidez nas relações entre empresas (B2B) e mercados (B2C) se encontram fora do ritmo desejado e conhecido, como era até o início de março deste 2020. Surge então aquela famosa e delicada questão: E agora, o que fazer para garantir chegarmos vivos no próximo ano?

Uma sugestão sadia que recomendo, entre outras, é providenciar reuniões prévias com os principais profissionais para debaterem o cenário da empresa neste momento. Como devem ser estes encontros? Veja ótimas dicas aqui.

E, para que estas possibilitem encontrar meios de enfrentar a entropia sistêmica, que tal aplicar estes sensos, tendo como foco as operações, aqui consideradas: Produção/Manufatura; Almoxarifado; Compras; PCP e, como setores satélites: Vendas, Atendimento, Marketing e Administrativo-financeiro.

SENSO OPERACIONAL

  • Agilidade no processamento dos pedidos de clientes
  • Avaliação ativa de estoques (matérias-primas, em processo, em fornecedores de processo e acabados)
  • Ajustes na programação de produção, para garantir a expedição de pedidos completos dentro do prazo
  • Negociar com fornecedores para alinhar prazos de recebimento e pagamento, bem como quantidades e frequências

SENSO TÁTICO

  • Adequações de layout operacional, para que os itens em processo produtivo não fiquem em espera, entre uma operação e outra
  • Garantir que seus atuais recursos e soluções TIC estejam a entregar e assegurar inclusão, rastreabilidade e segurança, um vez que adentramos no meio digital definitivamente.
  • Encontros rápidos (máximo 30 minutos) diários no início e fim de expediente, para identificar falhas, propor correções e compromisso de colaboração em equipe. Qualidade presente muito além do produto/serviço.
  • Interface com Comercial, Financeiro e Compras acontecer ao longo do dia, de forma a avaliar Fluxo de Caixa
  • Cuidados com cada profissional e revisar as normas de saúde e segurança, bem como os recursos que cada pessoa deve utilizar em suas atividades diárias, dentro da operação. Veja algumas sugestões aqui.

SENSO ESTRATÉGICO

  • Trocas de informações permanentes entre Administrativo-financeiro, Comercial e Operacional, para adequar os fluxos internos com as demandas exteriores (pedidos novos de clientes fora da programação; mudanças governamentais que afetam ciclo financeiro e revisar planos de médio prazo -entre 30 e 90 dias)
  • Buscar parcerias com clientes e fornecedores para exposição diferenciada das linhas de produtos/serviços; contatos com entidades de classe para compartilhar problemas e soluções
  • Adotar e apoiar ações de marketing nas redes sociais, com os fornecedores e com os clientes. Pensar em permutas e promoções, com horizontes de curto (até 30 dias), médio (entre 30 e 60 dias) e longo prazo (entre 60 e 90 dias)

Verifique se são viáveis dentro do seu negócio e faça as adaptações que entenda tragam agilidade sem precisar alocar capital imobilizado. Lembre-se de que apesar dos juros estarem no menor patamar da nossa história, dependendo da negociação, isso pode comprometer no médio prazo os compromissos assumidos antes e durante a pandemia, ainda presente. São orientações importantes para manter vivo seu negócio. Eis outras que vale considerar.

Caso queira, estou à disposição para colaborar com os serviços de mentorias (curto prazo) e consultorias (médio e longo prazos). É só entrar em contato e ajeitamos nossas agendas.

NOVA ERA. NOVAS ATITUDES. MUITA CONSCIÊNCIA SISTÊMICA, SYN!

Shine Your Nature!

#shineyournature #consultoria #mentoria #ensino #soluçõesTIC

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *