Agora sua MANUTENÇÃO ganhará elogios

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Entre os vários desafios de realizar a gestão de uma empresa, o setor de MANUTENÇÃO assume o primeiro lugar no podium de  importância e de … desespero!!!

Esse dois, importância e desespero, percorrem outros setores e as pessoas aí na sua empresa de maneira tão significativa, que na maioria das vezes, pode-se associar aos contos do famoso Edgar Allan Poe ou aos filmes de terror e suspense do inesquecível Alfred Hitchcock, certo?

Se você é uma destas pessoas de outros setores aí na empresa, ou da direção, um fornecedor e um cliente de uma empresa prestadora de serviços de manutenção, com elevado grau de certeza, já sentiu esta reação – desespero – entre outras mais agudas, sempre que aciona este setor para um atendimento.

Entre outras descobertas que já fiz, uma delas é preciso contar, para que você compreenda, enquanto usuário, do porque isso acontece. Não estou a julgar e nem quero que o faça, por mais incomodado que fique.

Segue breve cena, para sua melhor compreensão.

Imagine que você é o gestor de manutenção de uma empresa. E, que lidera uma equipe de pessoas e de terceirizadas, colocadas à disposição, para realizar as atividades de manutenção, tanto internamente quanto de clientes. Os chamados dos usuários chegam e você vai distribuindo aos profissionais. Estes, por sua vez, se deslocam do setor até o local indicado, fazem as ações, reparam os problemas e retornam. Você então, conversa com cada um destes profissionais para saber como foi e poder considerar aquele chamado encerrado. Maravilha!!!

Porém, algum tempo depois, aquele usuário entra em contato e questiona o atendimento.

É aqui que o “bicho pega”!

Surge um conflito interno entre o profissional da manutenção, você, sua diretoria direta (e até de outros setores) e, por mais que se busque identificar os detalhes da ocorrência atendida, não se consegue construir uma contra-argumentação junto ao cliente… resultando em desgaste generalizado.

Sabe por que?

Porque os profissionais de manutenção, em sua grande maioria técnicos, adoram o que fazem e detestam contar o que fizeram.

Novamente, não estou a julgar estes profissionais, até porque são apaixonados pelo que fazem, ok?

O ponto crucial e crítico é exatamente este: contar o que fizeram. E, isso, deve incluir:

  • Tipo de Manutenção: preventiva; corretiva, preditiva; emergencial

  • Informações do(s) Equipamento(s): código; localização, situação encontrada; peças e itens trocados

  • Atendimento: data/hora de abertura da chamada; data/hora do início; data/hora do término; registros técnicos e comentários adicionais

Isso deve ser validado pelo usuário solicitante, para poder fechar o atendimento. E assim, todos sabem o que de fato aconteceu.

Com os avanços da TIC (Tecnologia da Informação e da Comunicação) e a entrada na INDÚSTRIA 4.0 que tal evoluir, com excelente Custo X Benefício, para que os profissionais de manutenção usem seus smartphones e possam registrar cada atendimento e todos os detalhes da chamada?

Isso transforma o atendimento em um gerador de valor para os envolvidos e permite ganhos tais como planejar e gerenciar melhor todo os sistema de manutenção no formato Online ou Offline, de forma mais fácil e rápida além de possibilitar:

  • Um link gratuito para os setores solicitantes abrirem solicitações

  • Disparar OS (Ordens de Serviço) por e-mail e impressão em massa (para grandes volumes)

  • Contadores de status das OS, controle de materiais e todos os seus custos

  • Integrar com seu atual sistema de ERP: Totvs, SAP, Sapiens …

  • Trabalhar os indicadores MTBF, MTTR e Disponibilidade

  • Poder fazer análise de sintomas, causas e ações

  • Acesso às OS por QRCode afixada em equipamentos 

  • Inserir fotos, documentos, garantias e vídeos

  • Administrar várias empresas clientes em única plataforma de gestão

  • E com isso criar um Plano de Manutenção com horizonte de até 52 semanas e comparar com o realizado, entre outras opções

Trabalhar a equipe para desenvolverem pequenas e constantes melhorias relacionadas à prestação dos serviços, vida útil de equipamentos, custos com materiais, mão de obra e outros custos do setor.

Associe essa nova realidade com sua manutenção e torne o seu setor de MANUTENÇÃO para que assuma o primeiro lugar no podium de  importância e de … resultados efetivos!!!

Seja bem-vindo à INDÚSTRIA 4.0     

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Suas respostas para eliminar o “desespero” já estão à disposição.

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Será imenso prazer conversarmos, syn!

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