LIBRAS Ciência Células e Corpo Humano e-book está aqui para você fazer o download gratuito desse belíssimo trabalho.
Permite aos surdos estudarem, por meio da linguagem de sinais _ LIBRAS _ e conhecerem o nosso Corpo Humano. Um trabalho desafiador dos alunos da UFPI Universidade Federal do Piauí, via EduFPI.
E, porque não, para nossas crianças em idade escolar também.
Afinal, somos SERES SISTÊMICOS.
Syn! exatamente isso. Somos Seres Humanos e Sistêmicos.
Conhecer como somos e funcionamos é uma aventura que brilha e abre o horizonte de conhecimento.
Isso promove sinergia positiva em nossos relacionamentos, aproxima e fortalece a compreensão de nossa estrutura física e biológica, comum a machos e fêmeas de nossa espécie, concorda?
Costumo explorar esse Senso Sistêmico em minhas atividades profissionais. Compreendermos que somos e estamos envolvidos em SISTEMAS e subsistemas desenvolve nossa sensibilidade muito além do comum.



Veja os capítulos que compõem esse sensacional e-book:
Capítulo 1 … CÉLULAS
Capítulo 2 … TECIDOS
Capítulo 3 … MÚSCULOS
Capítulo 4 … OSSOS
Capítulo 5 … SISTEMA CIRCULATÓRIO
Capítulo 6 … SISTEMA URINÁRIO
Capítulo 7 … SISTEMA DIGESTIVO
Capítulo 8 … SISTEMA NERVOSO
Capítulo 9 … SISTEMA RESPIRATÓRIO
Capítulo 10 … SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Capítulo 11 … SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Eis os relatos dos participantes, que vale apreciar:
Fiquei muito feliz com o convite de participar da coordenação da equipe de Teresina na elaboração do Manual de Libras para Ciências: A Célula e o Corpo Humano, diante do desafio de compor uma equipe na capital do Piauí, composta por surdos e profissionais de Libras., vieram os seguintes participantes:
Mário Augusto (Intérprete de Libras), Ana Cristina (Professora de Libras) e os surdos graduando em letras Libras pela Universidade Federal do Piauí a saber: Iago Pedro, Luann Carneiro, Brunoro Rocha e Françoan Monteiro.
Em um primeiro momento, nossas dificuldades era nos reunir, por conta da correria do dia-a-dia, diante disso, traçamos um cronograma de encontros e tudo foi transcorrendo de forma natural, alguns encontros aconteceram no IFPI, outros em residências, a fim de que o trabalho fosse desenvolvido.
Tínhamos em mãos, várias palavras dos sistemas do corpo humano, para que a criação dos sinais acontecesse, os Surdos se apropriaram dessas palavras e da explicação do significado mediadas pelos profissionais de Libras participantes, bem como a exploração de imagens para facilitar a criação do sinal, foi atentamente explicado a eles, a função e a localização de cada órgão, alguns levaram mais tempo para sua criação, outros a rapidez fez parte. (continua no e-book)

Relatos de Parnaíba
Rosemary Meneses dos Santos Em 2017 tive uma disciplina de libras no curso de Biologia, com uma turma bem diversificada de alunos do 1° ao último período.
Para a turma uma das avaliações propostas foi uma produção científica, com este trabalho os alunos Taiane e Bruno chegaram com uma nova proposta de fazer algo que melhorasse os resultados quanto ao conhecimento dos alunos surdos no 8° ano do ensino fundamental.
No caso foi fazer um manual na área de Ciências Biológicas que ao ser apresentado, a turma se interessou. Assim começamos a organização, tudo comandado pelos dois possuidores da proposta.
Tive que sair da instituição, mas o vínculo foi tão forte de fazer mudança na educação destes alunos que o trabalho continuou. E o grupo foi diminuindo e chegamos a ficar realmente com quem teve interesse pela proposta.
Posso dizer que aprendi muito com esse grupo de jovens empolgados para mudar e fazer de suas funções um bem maior ao ensino e a aprendizagem para os alunos surdos, assim como os ouvintes.
Em minha vida acadêmica e como professora só posso dizer que nós tivemos e criamos desde o início do manual até o último momento de construção, um sentimento de mudança para a educação pública dos surdos.
Não há palavras para descrever os desafios que vivemos para conquistar esta produção, pois tivemos muitos e mesmo assim seguimos enfrente e não desistimos.
Tenho uma família e esta se ampliou com estes 7 jovens, todos ricos de sabedoria e simplicidade. Eles acreditaram que os não recebidos durante o processo estavam os fortalecendo a cada dia a agarrar os seus desejos de aprender.
Hérica Tanhara Souza O processo para construção do manual de LIBRAS voltado ao ensino de ciência no 8° ano foi muito interessante, pois tem como proposta auxiliar tanto os intérpretes como os próprios alunos durante processo de ensino e aprendizagem, isso por conta do manual conter alguns sinais que não existem ainda na literatura.
Porém, durante a construção desse projeto enfrentamos algumas dificuldades, que foram sanadas graças ao trabalho em equipe.
Bruna Novaes Costa e Mateus Oliveira da Cruz Ao recebermos a proposta de trabalhar neste projeto ficamos lisonjeados e preocupados com a responsabilidade posta sobre nós.
Já no início do percurso deste caminho encontramos dificuldades que muitas vezes tornaram mais distante o nosso sonho, tornava mais distante, mas não apagava a tão esplêndida visão que habitava nosso horizonte.
Falta de suporte, de apoio e recursos, foram o que por muitas vezes nos desmotivou, mas continuamos persistindo. Também podemos através do processo de realização deste trabalho, ficar mais próximos das dificuldades enfrentadas diariamente pelos surdos e isso se tornou um impulso encorajador.
Hoje, é gratificante e emocionante ver que aquele projeto, criticado por muitas pessoas, está concluído.
Para nós, esse projeto se torna mais satisfatório pois sabemos que irá contribuir para uma educação melhor e mais acessível tanto para os alunos com deficiência auditiva quanto para todo o corpo escolar. Somos totalmente gratos a Deus pela oportunidade e sabedoria que Ele nos concedeu para finalmente concluirmos esse projeto.

Taiane Maria de Oliveira e Bruno Iles Durante a disciplina podemos ter uma breve noção de como a comunicação entre os surdos é importante e o quanto é carente de materiais para ajudar os alunos.
Diante dessa dificuldade e além de muitas outras, podemos observar que são pessoas muito fortes e que precisam lutar todos os dias para ter uma educação de qualidade, pois muitas vezes a barreira da comunicação acaba fazendo com que eles demorem mais para alcançar a tão sonhado conhecimento, mas que mesmo diante das dificuldades eles se esforçam para ter o seu lugar.
A construção desse material, ao nosso ver, é o primeiro passo para muitos outros, que no futuro poderão garantir que os sonhos deles possam ser realizados.
O que dizer dessa ideia que começou como uma atividade para a Disciplina da professora Rosemary e que logo depois nos levou a conhecer o mundo que rodea os surdos?
Primeiramente obrigada a todos que fizeram parte disso e que mesmo diante das dificuldades nunca perderemos a esperança em garantir a todos o conhecimento, pois esse é apenas um pequeno degrau para a construção de uma sociedade sem distinção.
André dos Santos Carvalho Foi um prazer poder participar desse projeto, lembro de todas as dificuldades enfrentadas, todos os não recebidos, que só nos impulsionaram a persistir, e hoje podemos dizer que concluímos um sonho.
Um sonho que não é só nosso, mais também é de nossos mestres, amigos, idealizadores, e também do público alvo deste manual.
A experiência adquirida no desenvolvimento dos capítulos, nos proporcionou ganho de experiência, sensibilidade, senso crítico, e sempre aquela preocupação com aqueles que irão usufruir deste material.
Desejamos que ele possa ajudar não só as pessoas surdas, como também os profissionais que a cada dia se desdobram para desenvolver formas que facilitem o aprendizado, que aproxime o estudante aos demais e aos professores, almejando assim uma educação inclusiva e de qualidade para todos.
Este trabalho é só o começo de muitos outros que virão.
Esperamos que o mesmo possa contribuir para trabalhos futuros.
Jesus Rodrigues Lemos A oportunidade de compor a equipe do “Manual de Libras para Ciências: A Célula e o Corpo Humano” muito me honra e me satisfaz, principalmente por tratar-se de uma “ferramenta” que se destinará, especialmente, a um público social negligenciado e, por vezes, à margem da sociedade.
Produtos como este ainda são incipientes no mercado editorial brasileiro e, consequentemente, no âmbito escolar.
Neste sentindo, suprirá uma evidente lacuna no processo de comunicação no contexto do ensino formal e não formal entre os deficientes auditivos, tanto para os deficientes entre si, quanto entre estes e os eximidos desta deficiência.
Esperamos que um investimento como este possa incentivar os profissionais de outras subáreas das Ciências Biológicas – bem como de outros campos do conhecimento – a proporem produtos similares, reforçando assim o conceito de inclusão social em sentido lato.
Recebam minhas sinceras vibrações de PARABÉNS!!!