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RPA 4 respostas e 1 curiosidade na adoção

RPA – Robot Process Automation – oferece para sua empresa ganhos reais para atividades administrativas, burocráticas e repetitivas.

Antes de falar mais sobre Automação Robótica de Processos, imagine apenas três cenas seguintes e, faça uma associação com as que ocorrem aí na sua empresa, todos os dias e, várias vezes ao dia:

CENA 1 . VENDAS: Seu vendedor trabalhou na conquista de um novo cliente. Após se dedicar ao sistema de pré-venda, trouxe o pedido fechado. Que maravilha!!! Parabéns a ele!

Agora, com o pedido em mãos, encaminha para o setor, que dará andamento. E, parte para outras vendas.

No setor, o profissional da administração de vendas registra o pedido de vendas no CRM, abre uma planilha e preenche, manualmente, todos os dados do cliente e salva. Em seguida, lança os dados do pedido em um sistema interno – E.R.P. – e, retorna para a mesma planilha, para lançar os itens do pedido. Em seguida, prepara e envia um e-mail para o setor de produção e destaca esses itens e o prazo de entrega e aguarda o retorno, para ter certeza que seu e-mail foi aberto e lido. Agora, é aguardar 24 horas para receber novo e-mail do setor produtivo com a ratificação da data de entrega.

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CENA 2 . COMPRAS: o profissional, após negociar com vários fornecedores, fecha a solicitação de compras com o escolhido. Uma vez fechada a compra, abre sua planilha e em paralelo o sistema interno – E.R.P. – e duplica as informações, ao lancar os dados do fornecedor (na planilha, em pastas por fornecedor, p.e.) e também lançar a ordem de compra com a descrição dos itens, quantidades e demais informações dessa compra no sistema interno.

Em seguida, envia por e-mail, ao fornecedor, essa ordem de compra e aguarda o retorno, com a ratificação de cada uma das informações dos itens, quantidades, valor unitário, impostos, valor total, frete e prazo de entrega.

Dias depois, recebe do fornecedor um e-mail, com os dados da NF-e e a data de entrega prevista. A partir daí, imprime 3 cópias desse email, e após assinar e carimbar cada uma delas, se desloca até os setores Financeiro, Almoxarifado e Qualidade, entregando em mãos e a pedir que façam a devida validação.

CENA 3. RECURSOS HUMANOS: O profissional que atua com Recrutamento & Seleção de candidatos às funções que a empresa busca, realiza atividades diversas, tais como contatar as referências informadas, verificação de antecedentes, entrevistas com ex-empregadores, rastrear e coordenar correspondências de e-mail e manter registros dessas atividades, além de todo o cadastro final, do candidato aprovado.

UUFFFAAAA!!!!!

Vamos analisar juntos alguns pontos, para que possamos compreender o quão importantes e, ao mesmo tempo, cansativas e pouco geradoras de motivação para esses profissionais estas ações repercutem. E, que afetam a produtividade na empresa. Lembre-se de associar à sua realidade aí na empresa:

  1. Quantas vezes por dia ou por semana essas atividades se repetem?
  2. Qual a probabilidade de erro em cada uma das etapas a serem realizadas, pela mesma pessoa?
  3. Há forte probabilidade de desatenção, visto tratarem-se se atividades repetitivas e nada estimulantes a raciocinarem?
  4. Quanto tempo leva cada uma das atividades similares aos exemplos acima, aí na sua empresa?
  5. Quantas pessoas/funções executam atividades semelhantes?
  6. Como se garante a segurança e integridade das diversas atividades similares e suas informações, aí na empresa?

Vale destacar que, a grande maioria das atividades realizadas nas empresas, independente de tamanho e porte, precisam e devem ser realizadas, para que possam prosseguir seu negócio. E que, pessoas são necessárias para dar firmeza e fluidez, em cada um dos setores, nas quais realizam seus trabalhos.

Pense nos demais setores, tais como, Financeiro, Contábil, Jurídico, Atendimento, Operações, Medicina do trabalho …

Quanto custam esses pequenos erros que ocorrem pois, como somo Seres Humanos e não máquinas, estamos sujeitos a falhas diretas (falhas e erros por distração, desmotivação, esquecimentos, alto volume de atividades repetitivas) quanto indiretas (atrasos, falhas de comunicação, irritação, retrabalho, informações incompletas e … perda de clientes) por se tratar de atividades manuais ?

Agora que já identificamos os riscos e impactos, tanto nas pessoas como nos negócios, é hora de conhecer um pouco mais sobre a solução de RPA – Robot Process Automation.

Onde aplicar o RPA?

Considere que todo e qualquer setor que tenha processos administrativos repetitivos é passível de automação. A automação está ligada a processos e não a setores específicos e, podem se beneficiar ao utilizar uma solução de RPA.

Por que utilizar um RPA em sua empresa?

Com certeza, existem muitos benefícios ao se utilizar um RPA como, por exemplo:

a) Aumentar a precisão e a conformidade dos dados digitados e mitigar os erros humanos

b) Agilizar processos burocráticos e reduzir rapidamente os custos operacionais

c) Melhorar o empenho e a moral das pessoas que poderão utilizar seu tempo para tarefas mais nobres

d) Ampliar e gerar maior segurança nas atividades e principalmente para tomadas de decisões

e) Os profissionais se envolvem em atividades estratégicas e eliminam tarefas repetitivas

f) Permitir inserir e/ou acompanhar os andamentos das solicitações pelo celular, tablet, notebook e desktop

g) Não interfere nos sistemas legados que já funcionam aí na sua empresa

Exige pouco código para sua adoção. Seus recursos de interface (UX – User Experience) permitem fácil integração entre os setores administrativos e operacionais com o setor de tecnologia.

Imagine que, a partir da aplicação da automação de atividades diversas, os ganhos podem ser rapidamente verificados, tais como:

O setor Financeiro realizar todo seu plano financeiro e orçamentário, conciliações bancárias, atividades de contas a pagar e receber, aprovação de reembolsos de despesas e custos de viagens …

O setor Jurídico faz consultas e acompanhamento de processos, separa contratos dentro de e-mails e os arquivamentos em pastas indicadas …

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Como funciona uma solução de RPA?

Para compreender o valor da adoção de uma solução de RPA, eis algumas características interessantes:

RPA é uma solução tecnológica orientado a processos, como os acima exemplificados.

Os passos automatizados de um RPA seguem tarefas definidas num processo desenhado pelo usuário final.

Pense em um RPA como o “garantidor para finalizar corretamente tarefas”.

RPA simplesmente irá executar tarefas manuais e repetitivas feitas pelos profissionais de sua empresa.

Curiosidade: RPA – Robot Process Automation e IA – Inteligência Artificial

Uma solução de RPA pode ser complementada com IA.

A diferença crítica entre um RPA e IA é que a primeira é orientada a processos, enquanto IA é orientada a dados.

IA combina automação cognitiva, aprendizado de máquina (ML), geração de hipóteses, análises e processamento de linguagem natural (NLP) enquanto os bots de um RPA apenas seguirão tarefas definidas num processo desenhado pelo usuário final. Além disso, a IA reconhecerá padrões em dados e definirá qual a melhor direção a seguir em determinada situação, aprendendo cada vez mais ao longo do tempo. Assim, o robô ganha aquele algo a mais, que é a possibilidade de “aprender” e “pensar”.

Quanto custa implementar uma solução RPA?

Se você se interessou e chegou até este ponto, tenho uma ótima informação:

Estamos a oferecer RPAaaS.

O que é RPAaaS?

É uma forma econômica, escalável, prática e muito saudável para que sua empresa trate dados críticos e fundamentais para agilizar suas decisões. RPAaaS é Automação de seus processos administrativos e de gestão por meio de robôs, conforme exemplifico acima.

É ideal para Pequenas e Médias empresas:

Não há investimentos em licenças para a criação dos seus robôs.

Não há investimentos em desenvolvedores das soluções automatizadas.

Temos o compromisso de desenvolver, testar, aprovar junto contigo, realizarmos todo o suporte e manter atualizações, quando necessárias. É ECONOMIA E AGILIDADE JUNTAS!!!

Perfeita para Grandes empresas:

Sabemos que suas demandas internas por automação são importantes e necessárias.

Sabemos que seus investimentos em licenças e times de desenvolvimento são fundamentais.

Sabemos que, muitas vezes, algumas demandas dos setores, ao se analisar Custos X Benefícios, tornam algumas delas inviáveis … concorda?

É aí que podemos e vamos lhe atender: possuímos equipe de desenvolvimento de robôs, treinados e especializados, para lhe entregar, dentro de um plano combinado, aquele robô que vai atender determinada demanda daquele setor, por excelente Custo X Benefício e com todo suporte.

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Vale lembrar que hoje, com o desenvolvimento tecnológico, é possível atender pequenas, médias e grandes empresas.

Essa é uma nova e valiosa opção, pois permite atender, com excelente Custo X Benefício, por meio de aplicação em nuvem – Cloud Computing RPA – e, adequar aos setores e naquelas atividades que – como você já percebeu – atuam nas formas acima identificadas.

Conheça a solução RPA – Robotic Process Automation – adequada ao seu orçamento e perfeita para automatizar tarefas repetitivas e, libere seus profissionais para executarem tarefas de maior valor agregado.

Eficiência, Confiabilidade e Compliance com ganhos para empresas, profissionais, clientes, meio ambiente e sociedade.

Economize até 80% de tempo em processos repetitivos.

A adoção de RPA reduz perdas, custos e, valoriza as pessoas em suas reais competências.

Será que serve para sua empresa?

Veja aplicações para gestão e compliance nos setores FINANCEIRO & CONTÁBIL.

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E, sinta as respostas ao se aplicar na gestão e atendimento em HOSPITAIS e CLÍNICAS.

Veja as empresas que já colhem inteligência ao unirem o Capital Humano, e a Inteligência Artificial com RPA nas aplicações de soluções TIC:

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Será imenso prazer conversarmos e lhe ajudar a automatizar rotinas necessárias ao seu negócio.

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