O que é PQRST na gestão comercial?
Tenho sentido que o ciclo de mudanças externas que as organizações, sejam de pequeno, médio e grande porte enfrentam, após a derrocada norte-americana em 2008, traz em todo o planeta Terra uma tremenda e urgente necessidade de se reciclarem internamente.
Ou veremos ainda com assombro e temor novas ondas de dirigentes equilibristas – com foco na gestão comercial – na busca de se manterem na corda bamba entre os custos e os lucros, passarem a realizar strip-teases aéreos.
E cá entre nós, que cena bizarra!
Pois manter-se de pé neste cenário e ainda ter que caminhar de uma ponta a outra, segurar a vareta do ponto de equilíbrio e tirar a roupa para evitar a queda fatal… é no mínimo estarrecedor!
Nesse sentido, apresento uma alternativa de ações que gostaria de repartir de forma concisa consigo, como tenho feito nas palestras e nos serviços que ofereço.
É um conjunto de ações denominadas ¨PQRST¨.
Surge da busca de interpretarmos o Passado, o Presente e o Futuro e unir, de forma sistêmica com atuação dinâmica, para prosseguir sem perder o foco.
O conceito “PQRST” é composto de 5 fases, que devem ser aplicados em conjunto, daí a valiosa participação de todos de sua organização nessa ação:
¨P¨
Indica “PRESENÇA REAL” que significa definições claras das Políticas Internas, Comerciais e Externas.
¨Q¨
É ¨QUALIFICAR¨ e tem como base de ação, a aplicação de Pesquisas Quantitativas e Qualitativas.
¨R¨
Este, já lhe digo… é bem delicado, mostra o ¨RECONHECER¨ e se baseia em Políticas de Reconhecimento, Gestão de Custos e Benefícios e Senso de curto, médio e longo prazo.
¨S¨
Significa ¨SER ÉTICO¨… isso é polêmico, pois tem foco ativo em Política de Recursos Humanos, aplicação de Propósito, Visão e Valores e, integração forte de Corpos, Mentes e Espíritos de cada ser humano e, claro, de sua empresa.
¨T¨
Finalmente, a ¨TECNOLOGIA¨, que se apóia em Política de Atualização, S.L.A. e Política de Implantação.
Os tempos são de grandes e chocantes mudanças…
A tal ¨Internet das Coisas¨ (IoT) iniciou e, pode acreditar, os impactos serão mais sentidos, principalmente, na atuação comercial das empresas.
Será preciso disciplina e participação sinergética de cada um dos participantes, para gerar uma corda mais firme, pontas em equilíbrio vertical, varetas mais leves e maiores e evitar termos que sair nas manchetes como Deus nos fez, algo muito sem graça, cá entre nós, não acha?
Conheça mais sobre meu trabalho: clique na imagem abaixo, acesse o portfólio e, entre em contato 😉
Vamos nessa?
Faça contato agora comigo aqui e vamos conversar. Está esperando o que, mesmo!?!?!
Acesse o post que acabou de ler no website ADMINISTRADORES no link abaixo: