Qualidade com 5S para enfrentar a COVID-19

  • por

Estava a atender uma demanda de cliente por estes dias sobre a prática de 5S e surgiu essa integração com a COVID-19.

O fato de desenvolver trabalhos de consultoria e mentoria para atender PMEs e as grandes empresas por mais de 20 anos, sendo um deles essa filosofia prática da qualidade e, dada a situação de extremo risco de Vida na disseminação do vírus, pode colocar em xeque-mate (com o perdão da palavra) os obstáculos e entraves que essa prática desperta.

Vale reforçar que, uma vez definida sua necessária implantação pela direção, é um sistema que provoca alterações no ambiente e em cada uma das pessoas, de maneira digamos, homeopática, crescente e permanente.

É fato que os ganhos começam imediatamente, à partir da apresentação da sua teoria e seus conceitos. Isso acontece pois desenvolvi um método que se inicia com o treinamento sobre cada um dos cinco sensos, adicionado ao Senso Sistêmico e, breves simulações dos três primeiros sensos.

O “Ser Empresa” é o local na qual as pessoas contratadas passam a maior parte do tempo útil. A pandemia quebrou e arrebentou com o paradigma de que todos devem e precisam estar juntos. Funções administrativas foram arremessadas para dentro de seus lares da noite para o dia. Porém, os profissionais que atuam nas funções operacionais não tiveram a mesma possibilidade.

Aqui começa o desafio maior. Pois a OPERAÇÃO é o momento sistêmico mais importante de qualquer empresa, independente do tamanho, localização geográfica e o segmento em que atua.

É nela que acontecem as atividades que irão entregar ao cliente, o produto ou serviço adquirido. Ela é o único local em que todos os recursos investidos são plenamente utilizados.

Se pensarmos em INDÚSTRIA é fato que é na Produção / Manufatura que a receita acontece. Podemos considerar que na maioria das que trabalham com SERVIÇOS isso também se aplica. Já no COMÉRCIO estas funções se equilibram com as demais e, com isso, os impactos da pandemia foram menores e mais rapidamente absorvidos.

Agora é que vem a grande questão: Será que a prática dos 5S pode ajudar a enfrentar a COVID-19, principalmente para aquelas funções operacionais?

Algumas considerações convêm identificar, antes de responder.

Sabendo-se que a Vida é nosso bem mais valioso, como já tratei neste artigo das 27 sugestões operacionais em 20 de abril de 2020;

Que empresas vencedoras praticam  e valorizam ações PQRST;

Produtividade significa segurança, ergonomia, e aplicação de Lean Management;

Posso concluir que aplicar a prática dos 5S é, sem dúvida alguma, a maneira mais inteligente, dinâmica e colaborativa (desde que as pessoas estejam bem treinadas e orientadas) para ser um excelente aliado, junto com outras funções de apoio (medicina e segurança do trabalho, por exemplo) na prevenção, principalmente neste momento em que estamos com alto impacto em nossas Vidas.

Se sua empresa possui a certificação ISO 9001, a certificação ISO 45001 e ainda arranha ou arrasta na aplicação da filosofia prática dos 5S, entre em contato e vamos conversar.

Se sua empresa não possui esses cinco Sensos Práticos Básicos da Qualidade, agora é o momento para despertar e partir com coragem na sua adoção.

Dúvidas? Deixe seu comentário. Entre em contato.  Comece agora, syn!

Shine Your Nature!

SYN!

PS: para compreensão da minha argumentação, acima exposta, é importante que acesse os links indicados ao longo do texto.

#shineyournature #engenharia #consultoria #mentoria #treinamento #teambuilding #soluçõesTIC

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *