Soluções TIC para empresas: considerações e iniciativas

  • por

Soluções TIC você queira, goste, necessite, ou o inverso, atingiram elevado grau de presença.

E, com a invasão da pandemia de COVID-19, que paralisou o planeta em março de 2020, passou a ser o mais importante meio de estabelecermos o mínimo de contato e interação com pessoas, colegas, familiares, sociedades e a realização de negócios locais, regionais, nacionais e mundiais.

Para as empresas, deixou de ser apenas um coletor e administrador de dados. Tornou-se tão importante quanto gerenciar as finanças e outras atividades, para uma jornada empresarial de sucesso. Ganhou status de “PONTO CRÍTICO DE SUCESSO” para a sobrevivência ou definitivamente … implodir!

Fomos e estamos afetados por essa realidade de altos riscos, tanto na saúde humana quanto na empresarial. Dentro desse cenário, vale explorar o tema e algumas considerações, para trazer provocações, reflexões e gerar iniciativas possíveis de serem adotadas por você para sua empresa, independente de localização, segmento e tamanho.

A Necessidade de “Sair do Quadrado”

Ainda existe um grande equívoco sobre a TIC – Tecnologia da Informação e da Comunicação – como ser apenas aquele setor ou serviço terceirizado, cuja principal tarefa é manter os Hardwares funcionando, preparar os ambientes para que computadores – desktops, notebooks, smartphones e receptores de sinal digital – funcionem corretamente ou, os Softwares – sistemas operacionais, ERPs, backups, atualizações, proteções, logins e senhas – estejam prontos, sempre que alguém aí na empresa necessitar.

Essa é uma visão limitada. É preciso, urgente, mudar para que seja considerado como um contribuidor valioso para o modelo de negócios da empresa, com foco no atendimento das expectativas dos clientes, nos mercados em que sua empresa atua.

E, isso inclui o desejo do setor de TI passar a ser “O” setor de TIC e mais, ir além do “seu quadrado”.

Deixar de ser re-ativo para ser ativo protagonista no dia-a-dia dos negócios, ir de encontro aos colegas e praticar o GEMBA. Sentir as dificuldades, as dúvidas e buscar formas de atender a essas demandas internas, realizar questionamentos para que as respostas ajudem a desenhar o que realmente vai trazer mais agilidade em suas rotinas e nas tomadas de decisão, independente das funções dos seus colegas, dentro da empresa.

Conhecer as pessoas e sua equipe permitirá que o setor de TIC construa um modelo vivo e sustentável na entrega da melhor solução tecnológica. Isso é importante, porque se ninguém sabe como usá-la, então não é uma solução, é tão somente um hardware ou um software.

Será menos sobre o que você fez e sua resposta e, mais sobre como entender seus colegas, o que eles enfrentam e suas lutas. Seus colegas possivelmente tem dificuldades com seus objetivos de crescimento de receitas ou redução de custos. Se você começar a entender isso e se tornar o motor de inovação para eles, isso mudará sua reputação na empresa. Se você é a fonte de novas ideias, não é apenas mais um colega na empresa. Você se torna seu parceiro de transformação daqui para frente. As energias positivas disso são enormes, acredite!

O Valor da TIC é tão Importante Quanto o do Financeiro

Ao cultivar relacionamentos fortes dentro da empresa, considere que, um dos mais importantes é aquele com o setor Financeiro. E você, do setor de TIC, deve e precisa reservar um tempo para investir nisso.

É fundamental que eles entendam os “PORQUÊS” do que vocês estão fazendo. Lembre-se de que, como qualquer outro bom relacionamento, uma vez que eles entendam os porquês, começarão a realmente sentir qual é a missão do setor de TIC.

Agora, Finanças e TIC são os dois setores que realmente têm responsabilidade pelo todo.

Lembrar que o setor de Finanças é responsável ​​por todas as atividades financeiras que ocorrem na empresa, independentemente do setor. E o setor de TIC responde por todo o fluxo de dados, proteção, segurança, confiabilidade e disponibilidade dessas informações em toda a empresa. Possuem perspectivas únicas e não têm o luxo de se concentrar apenas em seu setor. Devem considerar toda a empresa. E esse é um compartilhamento interessante e, que abre permissão VIP, para conversas importantes.

Temas como Cloud Computing, SaaS, Cybersecurity, Quantum Computing, Business Intelligence, Inteligência Artificial, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, E-commerce e outros que passaram a serem motivos de preocupação e planejamento de diretorias, conselhos e stakeholders, precisam ser abordados, debatidos e defendidos.

Desenvolver essa sensibilidade em negócios possibilita esse valor acontecer de uma forma fluída. Criar analogias e imagens facilita explicar coisas técnicas muito complexas, para pessoas que não vivem e respiram isso todos os dias.

A Importância das Demonstrações e dos Testes Pilotos

Outro critério importante a ser abraçado e praticado é decidir sobre a adoção das soluções TIC, sejam estas desenvolvidas internamente ou oferecidas por meio de terceiros.

Estas soluções TIC precisam estar vinculadas à parte interessada (um ou mais setores, ou diretorias) e dispostas a serem testemunhas, para que andem por aí e dizer a todos que essa solução TIC realmente funciona. Isso é uma coisa maravilhosa e ótima, com impacto nos negócios, porque as pessoas não acreditam e, muitas têm até medo, quando o assunto é TIC. E, com toda sinceridade, se você não conseguiu convencê-las, muito menos convencerá o resto da empresa.

Esteja aberto para receber e conhecer as soluções TIC, ser uma porta de recepção à sua empresa, trazer as pessoas de setores diretamente envolvidas, aproximar e participar da apresentação (com seu conhecimento técnico) para que a troca ocorra entre todos os envolvidos e, caso avance, acompanhar a demonstração, o primeiro  teste piloto e sua implementação naquele setor.

Como Posso Provocar Esse Movimento por Soluções TIC

Daqui em diante, transformar e vivenciar uma empresa focada e de sucesso, requer uma mudança de mentalidade, uma mudança na cultura e uma abordagem diferente para os temas voltados à Tecnologia da Informação e da Comunicação.

Assim convido você, que atua no setor de TIC, ou profissional interessado e atuante aí na sua empresa, a baixar o documento que preparei, com todo cuidado e dedicação, que traz ótimas e atuais Soluções TIC e informações sobre os serviços que desenvolvo, nestes 38 anos de vivência de relacionamentos junto às mais variadas empresas.

Faça o download, leia com atenção e compartilhe com os colegas e diretorias. Vamos, juntos, buscar as melhores alternativas para entregar respostas em tecnologia, a cada colega e cada setor aí na sua empresa.

Para conhecer as Soluções TIC e suas aplicações, basta preencher o cadastro a seguir e receba por e-mail o documento “SOLUÇÕES TIC PARA SUA EMPRESA”. Ao fazê-lo, você concorda que os dados pessoais fornecidos serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre conteúdos, meus serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados. Você passará a fazer parte de meu cadastro e, poderá pedir para sair sempre que quiser:

Shine Your Nature!

SYN!

#shineyournature #engenharia #consultoria #mentoria #treinamento #teambuilding #solucoesTIC

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *